Crianças com deficiência são encontradas amarradas e enjauladas em instituições

Crianças com deficiência vivem em péssimas condições em instituições

canal americano ABC News mostrou, neste fim de semana, crianças mexicanas, muitas com deficiência, enjauladas em algumas casas de saúde na Cidade do México. Segundo a reportagem, com cenas chocantes, elas vivem entre lixo, água parada e muita umidade, sem qualquer adulto por perto.

Muitas destas crianças foram abandonadas por seus pais e têm deficiência. Em uma dessas casas, elas estão trancadas em gaiolas, sem assistência médica adequada”, afirma a reportagem.

Crianças mexicanas convivem entre lixo em instituições na Cidade do México
Crianças mexicanas convivem entre lixo em instituições na Cidade do México Foto: Reprodução/ABC News

No vídeo, o repórter visita várias casas acompanhado de responsáveis por uma Ong, a Disability Rights International. A organização fala da existência de uma “lista negra” de 25 instalações onde as crianças vivem em péssimas condições.

“O governo está abandonando completamente essas crianças. São as violações dos direitos humanos fundamentais”, afirmou ao jornal Eric Rosenthal, fundador do Disability Rights International.

Crianças são enjauladas em instituições na Cidade do México
Crianças são enjauladas em instituições na Cidade do México Foto: Reprodução/ABC News

A matéria mostra as condições de pelo menos três abrigos particulares.

“Uma dessas instalações é um labirinto de portas fechadas. Há bloqueios em todas as portas e janelas. As crianças que viviam ali eram de diferentes idades. Alguns têm deficiência, alguns foram deixados pelo governo e os outros liberados de centros de detenção”, relata o repórter.

Crianças vivem em péssimas condições na Cidade do Mexico
Crianças vivem em péssimas condições na Cidade do Mexico Foto: Reprodução/ABC News

Numa dessas casas, o repórter encontrou uma criança com deficiência com um cobertor amarrado em seus braços. Um funcionário explicou que era para ele “não fazer mal a si mesmo”.

O secretário de Desenvolvimento Social da Cidade do México Jose Ramon Amieva disse à reportagem que iria proibir o uso de gaiolas.

Crianças com deficiência vivem em péssimas condições em instituições mexicanas
Crianças com deficiência vivem em péssimas condições em instituições mexicanas Foto: Reproduçao/ABC News




SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário