A monotipia artística de Mozileide Neri

A artista plástica Mozileide Neri utiliza madeiras, tecidos, tintas, materiais diversos. Tudo para criar suas obras artísticas por uma técnica simples de impressão: monotipia.

A monotipia dá múltiplos resultados sobre diferentes suportes. A ideia da artista é causar inquietude nos apreciadores da arte. A percepção do subjetivo só é possível pela sensibilidade do público.

Sobre a arte de Mozileide Neri, a equipe da TV Olhos D’Água conversou com a museóloga Gislaine Calumbi. Acompanhe!

FICHE TÉCNICA
Reportagem e produção: Isaac Santos
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Edição: André Santana

Uefs por outros ângulos

A Universidade Estadual de Feira de Santana vem servindo de inspiração para estudantes que se identificam com a fotografia. Com o propósito de divulgar as imagens clicadas no ambiente acadêmico surgiu uma importante vitrine virtual a página “Por outro ângulo - Uefs”, nela encontramos visões da Uefs que ainda não foram expostas. De onde surge tanta inspiração? Os aspirantes a fotógrafos explicam isso e muito mais. Confira no vídeo.

FICHA TÉCNICA:
Repórter: Virgínia Araújo
Imagens: Alencar Cerqueira e Eduardo Vasconcelos
Edição: Alencar Cerqueira

Princesa comercial com Uyatã Rayra e a Ira de Rá

Vídeo clipe com o artista feirense Uyatã Rayra e a banda Ira de Rá, dirigido por Eduardo Quintela. As gravações foram realizadas no centro de Feira de Santana, em espaços como o tradicional Centro de Abastecimento e o prédio da Prefeitura Municipal.  

Sons do Natal com Darlam Queiroz

Encerramos a nossa série Sons do Natal com o conceituado músico Darlam Queiroz, no trompete, e a participação especial de Rogério Ferrer, no acordeom, com um dos maiores clássicos natalinos: "Noite Feliz". 

FICHA TÉCNICA
Direção e produção: Elsimar Pondé 
Direção de fotografia: Alencar Cerqueira
Imagens: Alencar Cerqueira, Jorge Menezes e Eduardo Vasconcelos 
Montagem: Alencar Cerqueira
Still: Beto Souza
Técnico em Iluminação: Lizmar Santos
Videografismo: André Santana

Trompete: Darlam Queiroz
Acordeom: Rogério Ferrer
Música: Noite Feliz (Stille Nacht)
Composição: Joseph Mohr e Franz Gruber 
Versão em português: Pedro Sinzig

Agradecimentos especiais aos funcionários e direção do Cuca - Centro Universitário de Cultura e Arte

Estrangeiros no Feiraguai: ameaça ou livre-comércio?

Feira recebeu pelo atual governo municipal a alcunha de “Cidade Trabalho”. Pessoas de diversas regiões vêm à “Princesa Comercial”, diariamente, a fim de garantir seus empregos e melhores condições de vida. Mas, e quando o trabalhador vem de outros países, como se dá essa receptividade? 

Nessa edição do Mostraê registramos a opinião dos comerciantes conterrâneos, bem como o posicionamento do presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana, Rodrigo Sodré, além do vereador Marcos Lima que já levou essa problemática até o Poder Legislativo. 

O Feiraguai é uma irônica conseqüência do livre-comércio. Esse é um assunto discutido Brasil afora, mas, afinal, como se dá a repercussão da presença dos comerciantes estrangeiros num dos principais pólos de vendas de nossa cidade?

FICHA TÉCNICA
Cinegrafistas: Eduardo Vasconcelos, Alencar Cerqueira e Jorge Menezes 
reportagem e produção: Maurício Borges
Edição e videografismo: André Santana

Os impasses da implantação do BRT em Feira

O BRT, sistema de transporte de ônibus moderno, de mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente, é realidade em diversas cidades do Brasil.

Em Feira de Santana, a implantação do projeto tem gerado discussões. A Prefeitura, responsável pela construção, tem sido alvo de movimentos contrários às obras.

A obra se encontra num cenário de impasses constantes. Há alguns dias, depois de paralisadas por semanas, foram retomadas. Por determinação liminar da Justiça Federal, para cada árvore cortada nas obras do BRT haverá uma multa.

Sobre o assunto, a TV Olhos D’Água conversou com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, com representantes dos movimentos contrários, e com membros da sociedade feirense. Acompanhe!

FICHA TÉCNICA

Reportagem: Isaac Santos e Maurício Borges
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Edição: Volney Menezes
Produção: Virgínia Araújo, Maurício Borges e Isaac Santos

O eu e o mundo: Africania

Criada há quase 10 anos, a banda Africania se propõe a estudar as mais variadas possibilidades que a percussão oferece e o diálogo com outras tendências e estilos como o jazz, ritmos caribenhos e o psytrance, sem perder de vistas nossas raízes baianas e brasileiras. O grupo é liderado pelo experiente músico Bel da Bonita e atual formação foi consolidada em 2011. 

FICHA TÉCNICA
Reportagem e produção: Elsimar Pondé
Cinegrafista: Alencar Cerqueira e Jorge Menezes
Edição: André Santana

Outros Olhares: Eletronicamentefeitoamão

O programa Outros Olhares da TV Olhos D'Água apresenta nesta edição, o clipe da música "Eletronicamentefeitoamão", de Paulo Costa e Nélio Rosa, dirigido pelo cineasta Ícaro de Oliveira, que conta detalhes desta produção, realizada entre o final de 2012 e começo de 2013. 

Ficha Técnica:
Imagens e áudio: Alencar Cerqueira e Eduardo Vasconcelos
Montagem: Volney Menezes
Produção: Tércia Costa
Still: Beto Souza
Videografismo: André Santana

Imaginário popular feirense

A 16ª Caminhada do Folclore de Feira de Santana tirou muita gente cedo da cama em pleno domingo. Não ficamos de fora, usufruímos do momento para nos aproximar dos feirenses e de tradições que ultrapassam o espaço da cidade. Registramos falas de gente com diferentes crenças e perfis. O vídeo contém spoilers do imaginário popular, tá esperando o quê pra conferir?

Ficha Técnica:
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Reportagem: Maurício Borges
Produção: Elsimar Pondé
Edição e videografismo: André Santana

Programa Dois Pontos com Emanoel Freitas

Advogado, ativista cultural, poeta, presidente da Academia Feirense de Letras, fundador do site Viva Feira. Esse é apenas um resumo da trajetória de Emanoel Freitas, o entrevistado deste mês no programa Dois Pontos da TV Olhos D'Água da Universidade Estadual de Feira de Santana.

FICHA TÉCNICA
Direção e produção: Elsimar Pondé
Imagens: Alencar Cerqueira e Eduardo Vasconcelos
Still: Beto Souza
Montagem: Alencar Cerqueira
Videografismo: André Santana
Trilha sonora: Suffer - IFÁ Afrobeat

Sons e Harmonia – Filarmônica 30 de Junho

Fundada há 117 anos por iniciativa de jovens da sociedade serrinhense, a Sociedade Recreativa e Cultural Filarmônica 30 de junho é referência cultural na Bahia. Beneficia crianças, adolescentes e jovens com o aprendizado da música em cursos de iniciação musical em instrumentos de sopro, cordas, teclas e canto. Além da música a sociedade é ponto de leitura, configurando-se como ambiente cultural da cidade. Focada principalmente para crianças e adolescentes as atividades culturais permitem o sonho de um futuro promissor. Confira no vídeo.

FICHA TÉCNICA:
Repórter: Virgínia Araújo
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Edição: Volney Menezes

Repórteres mirins se divertem na Semana da Criança da Uefs

As repórteres mirins Luna e Marina, estudantes do CEB Escola, entraram no mundo da alegria e das brincadeiras e mostram neste vídeo toda programação que rolou durante a Semana da Criança na Uefs. Vamos comer uma pipoquinha e assistir?

FICHA TÉCNICA
Repórteres mirins: Luna Enny e Marina Ellen 
Produção, direção e redação: Tércia Costa
Assistente de produção: Maurício Borges
Imagens: Alencar Cerqueira e André Santana
Edição: André Santana

Kbça: na rua e na galeria

Seja na rua ou na galeria, a arte de Kbça Grafitti envolve, surpreende, e arrebata. Para quem já acompanha (ou não) as cores e os traços deste artista pelas ruas de Feira de Santana, vale muito a pena conhecer a exposição que está aberta na Galeria Carlo Barbosa, no Cuca, até 19 de outubro. 
FICHA TÉCNICA
Direção: Elsimar Pondé
Cinegrafista: Eduardo Vasconcelos 
Edição: Alencar Cerqueira

Programa Pílula do Som com Banda SAL

Nesta edição do Pílula do Som apresentamos a banda feirense SAL, cuja proposta é voltada para experimentação, a partir de referências do jazz, blues, rock, ritmos africanos e outras tendências. O grupo se destaca também pelo trabalho de arte integrada que leva aos shows. 

FICHA TÉCNICA
Direção e produção: Elsimar Pondé
Imagens: Alencar Cerqueira e Jorge Menezes
Montagem: Alencar Cerqueira
Videografismo: André Santana

Página 80 de 86