Dispensário Santana promove I Quermesse Solidária neste sábado

Foto: Divulgação

O Dispensário Santana promove, neste sábado (04), a primeira quermesse solidária, com o objetivo de arrecadar recursos que serão utilizados para a implantação de energia solar na instituição. Com o slogan: ‘Pingos de amor construindo solidariedade’, a ação acontece entre as 9h e 16h. 

‘Esse slogan eu acho que está motivando o coração de todos aqueles que estão se dispondo a chegar até aqui. Estamos com uma vasta programação e uma variedade nas coisas que vão ser vendidas, um almoço muito variado, um cardápio muito especial. Mas o que mais nos alenta e nos encoraja e nos entusiasma é saber que o povo feirense valoriza o trabalho que se faz aqui porque essa obra é Jesus Cristo, o trabalho e a missão é que é nosso’, afirma a coordenadora do Dispensário Santana, Irmã Rosa Aparecida. 

O investimento para o projeto, é alto. 

‘Há dois anos, nós fizemos um orçamento e foi um valor muito alto que eu não tive coragem, nem de botar para frente. Mas agora, com essa queda do dólar, a gente está trabalhando de fazer os orçamentos, claro. Não tem ainda definido. E nem quero saber agora, porque se eu souber eu posso me desanimar e não quero me desanimar. Eu quero botar, assim, nessa minha frente de luta de trabalho que vamos conseguir. Com esses movimentos que o dispensário realiza, porque essa quermesse vai ser um feirão de produtos usados, tudo aquilo que me dão, a gente nada joga fora, então vai ser vendido a preço popular’, relata. 

Além da ação deste sábado, no próximo dia 8 de junho vai acontecer o Forró do Dispensário. A ação faz parte do conjunto de movimentos em prol da aquisição da energia solar. 

‘A gente sabe que não é coisa barata porque não é só aqui a casa do Dispensário, porque aqui se envolve o dispensário, os dois centros de formação humana, onde nós temos a fábrica de costura, a escola de costura com máquinas industriais, onde temos uma cozinha comunitária, depois tem a escola de beleza, depois tem a padaria, que agora estou mudando o forno porque a lenha estava ocasionando, assim, uma insatisfação nos vizinhos, e eu dou razão. E o forno elétrico você sabe o quanto vai consumir de energia, a creche, a quadra de esportes, então são muitas as localizações do centro em que essa energia solar vai chegar. É confiança em Deus e confiança nesse povo de Feira de Santana que sempre nos apoia e vai continuar nos apoiando para o êxito desse movimento que queremos fazer’, pontua Irmã Rosa. 

Com ações sociais durante todo o ano, o Dispensário enfrenta grandes desafios. 

‘O maior desafio é com o atendimento que damos às famílias carentes, famílias de vulnerabilidade social, o número é muito grande. A receita é essa luta do dia a dia. É esse trabalho insano que a gente faz e com alegria. Durante a pandemia foi uma média de 1.500 famílias assistidas. Mas depois da pandemia, que tudo mudou, nós continuamos dando assistência a mais de 750 mulheres em situação de risco de vulnerabilidade social, que diariamente não há 750, essas 750 são divididas em grupos por dia, mas que de segunda a sexta formam um número de mais de 750 que são atendidas aqui. Então, a mão providente de Deus vive espalmada nesta casa e essa mão providente de Deus ela toma forma, ela toma cor nas pessoas boas e generosas de Feira de Santana, que abrem o seu coração e estendem a mão para ajudar a quem precisa. Então nós estamos aí bem inseridos, bem mergulhados nessa ação caritativa que a gente tem a certeza que conta com a bênção e com a proteção de Deus e isso nos encoraja aí para frente’, ressalta. 

A população pode contribuir com o Dispensário Santana através do PIX: 40639247000177.

Com informações do repórter Joaquim Neto 


CRMV

Compartilhe

Deixe seu comentário