Passagem de Rafah é fechada, e saída de brasileiros de Gaza deve demorar ainda mais

Diplomacia brasileira já foi avisada do fechamento da única saída viável de Gaza. Saída de estrangeiros está temporariamente suspensa.

Foto: Divulgação

A passagem de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, foi fechada nesta quarta-feira (8) por motivos de segurança. A informação já chegou à diplomacia brasileira.

Com isso, a população civil de diversas nacionalidades -- inclusive os brasileiros --, que esteja querendo fugir da guerra em Gaza fica temporariamente impedida de sair da região. Rafah é a única saída viável.

As pessoas que deixariam Gaza nesta quarta não puderam passar para o Egito, em razão do fechamento da saída de Rafah. Uma lista vem sendo organizada nos últimos dias por autoridades locais e países envolvidos no conflito com nomes de pessoas autorizadas a sair de Gaza.

O governo do Brasil tem negociado com Israel a retirada de brasileiros de Gaza. Mas, até agora, os nomes dos brasileiros não entraram na lista diária dos que podem passar por Rafah.

Havia uma expectativa de que o grupo de brasileiros, cerca de 30 pessoa, pudesse deixar a região nesta quinta. Agora, com o fechamento de Rafah, a saída deve ser atrasada em dois ou três dias.

Um dos integrantes do grupo de brasileiros, Mohammad Farahat, afirmou que está se sentindo "frustrado e com alto estresse psicológico".

"Esperamos que a passagem de Rafah seja aberta em breve para sermos evacuados de Gaza. Obrigado a todos que estão buscando ou se esforçando para nos apoiar e nos proteger", afirmou.

Em vídeo divulgado nesta quarta, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou que seu país não pretende atrapalhar a saída de nenhum estrangeiro de Gaza.

"O Estado de Israel não possui interesse algum em atrasar a saída dos brasileiros ou de estrangeiros de qualquer outra nacionalidade. A cota para sair da Faixa de Gaza é determinada pelo Egito e de acordo com ela, algumas centenas de estrangeiros recebem permissão para sair a cada dia", afirmou.

Informações G1

SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário