ENTRA NA MÉDIA

Foto: Divulgação

Nos últimos dias, iniciaram os trabalhos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o senso 2022, a fim de obter uma série de dados a respeito da população brasileira. Com esses dados, saberemos a população de cada cidade brasileira, além de como vivem os brasileiros. Informações que poderão ser utilizadas pelos prefeitos, governadores e presidente da república, afim de adotar políticas públicas que beneficiem a população, e por isso, são dados de extrema importância para o país.

Uma questão, porém, sempre me intrigou, quando se fala de censo demográfico: Como o IBGE divulga que visita todos lares brasileiros, se eu nunca fui visitado, em nenhum censo? Como ninguém da minha família foi visitado em todo esse tempo? No meu ciclo de relações, poucas pessoas também afirmam ter recebido a visita dos recenseadores do IBGE. De que forma então, eu e muitas das pessoas que me cercam, entramos para a estatísticas nos últimos censos?

O chefe da agência de Feira de Santana do IBGE, Thiago Pimentel, disse em entrevista ao Bom Dia Feira que as pessoas que acreditam não ter recebido a visita do recenseador, na verdade não foram encontradas em casa após 3 tentativas. Nesse caso, ao fim de todo o processo de visitação, a quantidade de pessoas que moram nessas casas, acaba entrando para a estatística de acordo com a média, que no último censo, foi de 3,4 pessoas por residência.

O que nem todo mundo sabe é que é possível responder ao questionário do censo também pela internet ou por telefone, mas isso não elimina a necessidade de receber o recenseador em casa, em um primeiro momento. Quando a visita acontecer, é só manifestar essa opção ao profissional, que gerará um e-ticket para aquela residência, com um código que deve ser informado quando o IBGE ligar (serão 3 tentativas), ou no momento em que acessar o site para responder o questionário, em um prazo de 7 dias.

Mas o fato é que, assim como aconteceu em 2010, ainda não recebi a visita do recenseador, ou não tinha ninguém em casa no momento em que a visita aconteceu. Espero que dessa vez, eu consiga entrar para a estatística e não entre somente na média.

SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário