Poda irresponsável de árvores | por Rafael Faria Lima

Foto: Divulgação

Não somos seres isolados e dependemos do meio ambiente para que possamos gozar a plenitude da vida. Essa observação tão clara parece difusa ante a ignorância em que estacionamos. 

Hoje, 22 de outubro de 2021, sexta-feira, na Rua Mato Grosso, tive a oportunidade de ver uma das cenas mais absurdas jamais presenciada no já cimentado e ensolarado bairro da Pituba: Uma simples poda de árvores transformou-se num circo dos horrores, cujos atores eram profissionais da Prefeitura Municipal do Salvador, despreparados, sem uma liderança adequada, numa sanha dantesca onde a folhagem e galhos eram removidos por serras incansáveis. 

O pior de tudo isso é que o acontecimento foi presenciado pelos moradores que, como se estivessem numa carnificina no Coliseu Romano, aplaudiam a cada galho de amendoeira que caia ao chão, talvez, tentando não ver, que ao mesmo tempo ninhos de pássaros que teimavam em nos alegrar com seus cantos, também desapareciam com essa sanha de limpeza a todo custo. 

Por que isso? Para que isso? Apenas para evitar que as pequenas fezes desses pássaros arruinassem as pinturas dos seus automóveis estacionados sob essas árvores. 

Hoje não foi um bom dia. Mas se fizermos a nossa parte, amanhã, com certeza poderá ser um dia melhor. 

Denuncie as PODAS IRRESPONSÁVEIS. Elas são necessárias, mas devem ser feitas com o cuidado que havemos de ter pela VIDA. 

Rafael Faria Lima 

Publicitário


Compartilhe

Deixe seu comentário