Mais de mil mulheres morreram vítimas de câncer de mama na Bahia em 2020, aponta SEI

De acordo com estudo, entre todos tipos de mortes, doença foi a 3ª principal causa de óbitos das mulheres, atrás apenas das causas relacionadas à Covid-19 e problemas cardiovasculares.

Foto: Camila Souza

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou nesta sexta-feira (22), um estudo que detectou que em 2020, 1.031 mulheres morreram vítimas do câncer de mama.

De acordo com a SEI, o dado representa 16,2% do total por neoplasias malignas, ou 13,3% mulheres a cada 100 mil baianas.

Entre todos os tipos de mortes, o câncer de mama foi a terceira principal causa de morte das mulheres na Bahia, em 2020, atrás apenas das causas relacionadas à Covid-19 e os problemas cardiovasculares.

A superintendência informou que se comparar a taxa de mortalidade com a de outros estados, a Bahia é a 16ª entre todas as unidades da federação. O estudo apontou que o resultado é reflexo da incidência reduzida no interior do estado, já que em Salvador a incidência de mortes por câncer de mama era de 20,4 a cada 100 mil soteropolitanas.

Entre 2012 e 2020 houve um crescimento 4,3% médio anual no número de mortes de mulheres por complicações do câncer de mama na Bahia.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Embora haja ocorrência de casos em ambos os sexos, a doença é mais incidente entre as mulheres.

Entre todos os tipos de neoplasias malignas, o câncer de mama é um dos mais temidos pelas mulheres devido à alta incidência e os seus efeitos psicológicos. E entre esses efeitos é possível citar: alterações da sexualidade e da imagem corporal, medo de recidivas, ansiedade, dor e baixa autoestima.

O estudo da SEI apontou um "perfil da vítima" do câncer de mama na Bahia. Se observou que a idade acima de 50 anos é um dos principais fatores de risco.

Em 2020, na Bahia, em torno de 72% das mulheres que morreram por causa do câncer de mama tinham mais de 50 anos. Contudo, se observou um aumento de participação e da incidência na população feminina acima de 80 anos.

Embora grande parte dos fatores de risco para a ocorrência da doença seja conhecida, a incidência de novos casos e de óbitos para este tipo de neoplasia é crescente na Bahia.

No estado da Bahia, foram realizados 161,7 mil exames de mamografias femininas no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2014 a 2020, foram realizadas 1,1 milhão de mamografias pelo serviço.

Os dados mostram que a cada ano, em média, foram 162,3 mil mamografias feitas. Também registravam um movimento ascendente, que indica a ampliação da oferta desse serviço público.

Entre os pouco mais de 161 mil exames de mamografia realizados na rede pública na Bahia, em 2020, pouco mais de 98% tinham diagnóstico negativo para câncer de mama. Isso equivalia a 159 mil diagnósticos negativos na rede pública de saúde.

Por sua vez, os diagnósticos altamente suspeitos ou confirmados para o câncer de mama entre mulheres baianas eram mais 1,7 mil casos.

Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário