Baiano faz sucesso com arte popular em Lisboa

Por viver principalmente do turismo, durante a pandemia, o trabalho do artista foi fortemente afetado.

Foto: Reprodução

Nascido em Teixeira de Freitas, o baiano Jarbas Figueiredo, conhecido por Eubrite, abandonou as atividades como cabelereiro e faz sucesso pelas ruas de Lisboa, em Portugal, com performances em patins, sendo cover de Britney Spears e mais artistas.

‘Nasci em Teixeira, mas vive em Posto da Mata. Na Bahia, eu fazia a nega maluca, mas não foi bem aceito aqui porque as pessoas não conhecem a história e teve muita censura, foi visto como preconceito e racismo, então fui para o lado pop. Há três anos, me organizei financeiramente e vim com a cara e coragem para encarar esse novo mundo’, conta o artista, em entrevista ao Bom Dia Feira na manhã desta segunda-feira (02).

De acordo com Eubrite, a rotina é um desafio diário.

‘A população é muito conservadora e isso dificulta a expansão da minha arte, de levar alegria, as vezes é visto como baderna, tem sido uma conquista constante. Tenho algumas propostas artísticas no Brasil e quero voltar para visitar amigos e família, o Jarbas dá vida a Eubrite, não tem como desligar os dois. Já fiz duas participações em filmes aqui e trabalhos com videoclipes, onde alguns já foram lançados e outros ainda vão’, diz.

Por viver principalmente pelo turismo, durante a pandemia, o trabalho do artista foi fortemente afetado.

‘As pessoas tinham medo de ir para a rua, tinha o toque de recolher, o público local me conhece, mas não me dão o apoio financeiro, os turistas me veem como imagem de entretenimento, teve uma queda muito grande e eu quase passei necessidade, mas muitas pessoas que gostam de mim, me ajudaram. Os brasileiros acham que eu estou aqui passando vergonha, não me veem como arte’, relata.

Assista a entrevista na íntegra:


Compartilhe

Deixe seu comentário