Rui critica Colbert após ação de prefeito contra CIB: 'Necessidade de manchete'

A discussão em torno das doses da Janssen ocorre porque este primeiro lote previsto para chegar ao Brasil nesta terça (15) já está perto de vencer e a CIB decidiu que ficarão em Salvador e RMS, além de Conde, Saubara e Santo Amaro.

Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

O governador Rui Costa (PT) demonstrou não ter dado importância para a indignação do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). Na semana passada, o emedebista anunciou que iria entrar na Justiça contra a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) contra a decisão de reter o primeiro lote das vacinas da Janssen na Região Metropolitana de Salvador e em outros três municípios vizinhos.

Questionado sobre o assunto, na manhã desta segunda-feira (14), Rui disse que não gostaria de entrar em polêmica, afinal "tem aqueles que gostam de falar e aqueles que gostam de trabalhar", e ele diz se enquadrar no segundo grupo. Ainda assim, o governador rebateu o rival político.

"Isso é definido pela área técnica, o prefeito está tendo necessidade de todo dia estar com uma manchete nos jornais. Eu não tenho essa necessidade, eu prefiro trabalhar", frisou, acrescentando que não fez qualquer intervenção política. A declaração foi dada à imprensa durante a inauguração de uma contenção de encosta, na altura da Rua Amazonas, no bairro de Praia Grande, em Salvador. 

A discussão em torno das doses da Janssen, vacina contra a Covid-19 de dose única, ocorre porque este primeiro lote previsto para chegar ao Brasil nesta terça (15) já está perto de vencer. Com isso, o Ministério da Saúde recomendou que as doses fossem concentradas nas capitais, mas a CIB, entidade composta por representantes do governo do estado e dos 417 municípios da Bahia, decidiu que 50% das doses ficarão em Salvador e a outra metade será distribuída para os municípios da RMS, além de Conde, Saubara e Santo Amaro.

A Secretaria de Saúde do Estado esclareceu que esses três municípios foram incluídos na estratégia porque eles são abastecidos diretamente pela Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada em Simões Filho. O objetivo com isso é garantir uma rápida aplicação. Ainda assim, o prefeito de Feira considerou a decisão um "desrespeito" com a maior cidade do interior baiano e fez duras críticas à gestão estadual.

Ao comentar o assunto, o governador Rui Costa disse ainda que alguns municípios não garantiram a realização de um mutirão, condição imposta pelo governo estadual para repassar as doses da Janssen. Com isso, ele disse que hoje deve definir quais cidades vão dividir as 180 mil doses previstas para a Bahia, a fim de garantir o uso de 100% delas dentro de 24 horas ou 48 horas.

Informações Bahia Notícias

Compartilhe

Deixe seu comentário