Detalhando histórias por trás das músicas, escritor baiano lança terceira obra sobre Roberto Carlos

Desta vez, o lançamento acontece em meio às comemorações dos 80 anos do cantor. Ao Bom Dia Feira, Paulo César destacou que o interesse pela história do artista surgiu após a percepção da ausência de tais informações no mundo literário.

Foto: Divulga��o

O pesquisador Paulo Cesar de Araújo, autor da primeira biografia não autorizada do cantor e compositor Roberto Carlos, encarou mais um desafio ao escrever a terceira obra sobre o rei. Desta vez, o lançamento acontece em meio às comemorações dos 80 anos do cantor, completados em 19 de abril, última segunda feira.

Ao Bom Dia Feira, Paulo destacou que o interesse pela história do artista surgiu após a percepção da ausência de tais informações no mundo literário.

'Eu me propus, desde que entrei na universidade no início dos anos 90, a me dedicar e escrever sobre a música brasileira, tinha essa vontade, sempre escutei muito no rádio e tive essa formação muito forte, quando entrei na universidade, constatei que grande parte dos artistas que eu ouvia no rádio, não estavam representados nos livros, foi aí que percebi essa exclusão e comecei a escrever', conta.

A primeira obra de Paulo surgiu em 2002, falando sobre a música brega. Em seguida, no ano de 2006, veio a biografia não autorizada, obra que gerou grande repercussão.

'Até então não tinha nenhum livro que explicasse o fenômeno Roberto Carlos, quem é ele, de onde veio, a quem influenciou, por quem foi influenciado, e o meu objetivo era produzir apenas aquele livro e seguir a minha vida, mas a história nos surpreende, veio a violência do processo que resultou no segundo livro, o réu e o rei, e agora completando a trilogia, para encerrar esse caso de uma vez, porque o livro ficou fora de circulação, eu resolvi reescrever aquela história a partir das narrativas das próprias canções dele', explica o escritor.

Após a publicação, o cantor contestou judicialmente a obra em uma disputa que durou anos e retirou o livro do mercado após apelação.

'Ele não abriu um processo contra mim por calúnia, não houve alegação de mentiras em nenhum trecho do processo, ele alegou que a história dele era um patrimônio particular e que ninguém poderia contar a história dele sem a autorização, essa foi a primeira alegação feita, depois ele alegou sobre a invasão de privacidade, que eu não deveria falar sobre determinados períodos da vida dele, além da proibição do livro, ele pediu R$ 500 mil por dia, para cada dia que o livro continuasse à venda e a minha prisão por tempo superior a dois anos, mas a decisão do STF foi que não existe essa opção para os artistas que já possuem a vida exposta', diz o pesquisador.

Como destacou Paulo, o processo judicial também resultou em história com a publicação do segundo livro que conta detalhes deste período. Para completar a trilogia, a obra mais recente foi dividida em duas edições, sendo que cada uma delas conta com análise de 50 canções do rei.  

'Ele é um compositor e cantor muito bibliográfico, ele canta o que vive e o que sente, ele fala da mãe, do pai, dos filhos, dos amores, cidades, então eu vou contando as histórias das músicas e ao mesmo tempo a história dele, caminhando pelos discos, vidas, contextos da época, o livro é estruturado dessa forma, relato a história da canção e o momento que ele vivia na época', relata o autor.

Questionado sobre qual fato da vida do artista considera mais relevante, o escritor pontua o início da carreira.

'Entre grandes nomes, ninguém teve tantas portas fechadas no início, ninguém teve como aconteceu com ele, foram várias portas fechadas, conseguiu gravar um disco na última gravadora, tentou ser cantor de rádio e não conseguiu, as pessoas olhavam para ele e ninguém via nada demais, não percebiam um talento para a música, eles viam um menino interiorano, suburbano, deficiente físico porque perdeu parte da perna com seis anos, por um triz a carreira dele não acontecia, ele foi perseverante e contou com a sorte também, em determinado momento', diz.

Assista a entrevista na íntegra: 




PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário