Iluminação pública de Feira inicia nova fase a partir de maio

Investimentos dotará a cidade de 60.500 novas luminárias

Foto: ACM

O mês de maio será marcado por mudança no conceito de gestão da iluminação pública em Feira de Santana: a implantação do moderno sistema com luminárias em LED e manutenção preventiva inteligente.

O conjunto de investimentos dotará a cidade de 60.500 novas luminárias, contemplando a sede e os oito distritos. A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo Municipal e o Consórcio Conecta Feira prevê a implantação de todo o projeto em até dois anos.

Além de mais segurança, cada ponto instalado será equipado com um chip que transforma o município em uma Smart City, ou seja, totalmente integrada e a população conectada através da internet.

O contrato prevê manutenção preventiva, que se antecipa antes que a luminária se apague, e preditiva, que substitui os componentes antes do final da sua vida útil. A economia de energia com a troca das luminárias será de 50% em relação aos custos atuais.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Eli Ribeiro, haverá uma grande ressignificação da gestão no município. “Com a mudança, será possível mapear e rastrear cada um dos pontos, bem como a utilização de LED resultará em uma considerável economia e mais durável”, pontuou.

O novo sistema será implantado em três fases: a chamada zero, de manutenção, com foco na substituição e modernização dos componentes das luminárias; a fase 1 de implantação - lâmpadas antigas darão lugar às modernas LEDs, e a fase 2 quando será concluída a instalação.

Compartilhe

Deixe seu comentário