Edifício Sarkis passa pelo projeto de reforço e aguarda liberação da Prefeitura

O prédio tem quatro andares e foi interditado em 17 de agosto em 2019

Foto: Divulga��o

O Edifício Sarkis localizado na Praça da Bandeira no centro de Feira de Santana é um dos mais antigos da cidade, com cerca de 70 anos de construção. O prédio tem quatro andares e foi interditado em 17 de agosto em 2019.

Na época, o engenheiro civil Francisco Peixoto avaliou o prédio após pedido dos proprietários do edifício e disse que a estrutura não tinha risco de desabamento. Em entrevista á nossa reportagem, o engenheiro projetista do reforço da estrutura do edifício Sarkis, Francisco Peixoto, esclareceu a atual situação do prédio.

"Foi projetado um reforço de fundação dos pilares da faixada do prédio, da esquina da Praça da Bandeira com a lateral. Foram cravadas oito estacas a mais, para cada fundação. Inicialmente foi projetado um total de seis estacas por pilar, mas por uma questão de segurança e assimetria, o reforço foi aumentado para oito estacas por pilar, ou seja, aumentando mais ainda o grau de segurança do reforço estrutural do prédio".

Ainda de acordo com o engenheiro, o projeto de reforço realizado, garante totalmente a estabilidade do prédio, e o que falta agora é a liberação da Prefeitura para dar início as obras e colocar á disposição para alugar os espaços. "Com o reforço que foi feito, com estaca raiz, e profundidade de seis metros, ele tem capacidade de carga para qualquer utilização do segmento de comércio, como antes."

Com informações do repórter Joaquim Neto 

Compartilhe

Deixe seu comentário