Gabarito da reaplicação do Enem 2020 deve ser divulgado nesta segunda-feira

Candidatos que tiveram Covid na data regular, ou problemas logísticos, como as salas lotadas, puderam refazer o exame. Provas também foram aplicadas no AM e cidades de RO, que tiveram as provas suspensas por causa da pandemia.

Foto: Divulga��o

O gabarito da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será divulgado nessa segunda-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. Não há previsão de horário.

As provas foram feitas na terça (23) e quarta-feira (24) da semana passada, mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL.

Candidatos que tiveram Covid na data regular das versões impressa e digital, ou problemas logísticos, como as salas lotadas, puderam refazer o exame. As provas também foram aplicadas no AM e em duas cidades de RO, que tiveram as provas suspensas por causa da pandemia.

A abstenção ficou acima de 70%. Isso quer dizer que, a cada dez candidatos esperados para fazer a prova, sete faltaram.

Nesta aplicação, 276 mil participantes estavam inscritos. Entre eles:

- 41.864 privados de liberdade, que prestam o Enem PPL dentro de unidades prisionais e socioeducativas;
- 163.444 inscritos no estado do Amazonas; 969 na cidade de Espigão D'Oeste (RO) e 2.863 em Rolim de Moura (RO), onde a prova foi suspensa por causa da pandemia;
- 66.860 candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (como Covid-19) no dia da primeira aplicação, que enfrentaram problemas logísticos (falta de luz no local de prova, por exemplo) ou que foram barrados em salas lotadas.

O Enem 2020 foi uma edição marcada pelo adiamento do exame (de novembro para janeiro) por causa da pandemia; o impacto no preparo de estudantes com as aulas remotas após o fechamento das escolas; brigas judiciais para impedir o exame na atual situação sanitária do país, até chegar à realização das provas em um momento de nova elevação de casos e mortes por Covid.

As provas regulares foram feitas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital, inédita). Mas nem todos compareceram:

- 5,5 milhões eram esperados para a prova impressa. Mais da metade não foi. O primeiro dia teve 51,5% de candidatos faltosos; o segundo dia foi de 55,3%.
- 96 mil estavam confirmados para o Enem digital. O primeiro dia de prova teve 68% de abstenção, e o segundo dia, 71,3%. Foi a primeira vez que o Inep aplicou uma versão digital da prova.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

Na última sexta-feira (26), o então presidente do Inep, Alexandre Lopes, foi exonerado. Ele estava na presidência da autarquia desde maio de 2019.



Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário