Prouni 2021: aprovados na 2ª chamada têm até esta quarta para comprovar informações pessoais

Programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.

Foto: Divulga��o

Os candidatos aprovados na 2ª chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quarta-feira (24) para comprovar as informações pessoais apresentadas na inscrição. Caso percam o prazo, estarão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Nesta etapa, o estudante precisa apresentar documentos que atestem dados como a renda per capita familiar, por exemplo. Os horários e locais para o procedimento são determinados pela instituição de ensino superior na qual o candidato fará a matrícula.

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (100%) para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares. O sistema permite que os candidatos escolham até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

A seleção deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019, já que os resultados do Enem 2020 só sairão em 29 de março.

Após a seleção da segunda chamada, as vagas remanescentes serão distribuídas entre estudantes cadastrados na lista de espera.

Para participar, é preciso se candidatar na página do Prouni (http://prouniportal.mec.gov.br/). Cada participante precisa entrar com login e senha.

O prazo abre na próxima segunda-feira (1º) e se encerra no dia seguinte, na terça (2). Haverá uma única lista de espera para cada curso e turno de cada local de oferta.

Para disputar uma das bolsas de estudo, o candidato será avaliado conforme a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a análise da renda familiar.

É necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
ter alguma deficiência;
ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.
Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Há também critérios de renda: São duas modalidades:

bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Datas do Prouni do 1º semestre de 2021

Primeira chamada: 19 de janeiro
Segunda chamada: 8 de fevereiro
Comprovação das informações: 8 a 24 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera: 1º a 2 de março
Divulgação da lista de espera: 5 de março
Comprovação de informações da lista de espera: 8 a 12 de março


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário