UEFS oferece apoio para vacinação em municípios

A iniciativa visa disponibilizar a experiência de professores e estudantes da área de saúde

Foto: Divulgação

Compreendendo a importância da vacinação da população baiana contra a Covid-19, a Universidade Estadual de Feira de Santana formalizou nesta sexta-feira (19) a oferta de apoio aos municípios do território Portal do Sertão, incluindo Feira de Santana, para a execução dos planos municipais de vacinação.

A iniciativa visa disponibilizar a experiência de professores e estudantes da área de saúde que através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde – Nupevs/Uefs, que coordena o programa de extensão intitulado “Programa de Prevenção às Hepatites Virais (HV) e outras doenças imunopreveníveis”. Este programa foi iniciado em 1995, com ações de prevenção às HVs e a principal atividade era a campanha de vacinação contra a hepatite B para estudantes e docentes da área da saúde.

O programa evoluiu para além dos muros da UEFS e incluiu nas campanhas de vacinação de outros grupos da sociedade, como os policiais militares, os funcionários da empresa de limpeza pública, os profissionais do sexo e os trabalhadores em salões de beleza e similares, visto que estes grupos são vulneráveis à infecção pelo vírus B da hepatite. Para o Prof. Evandro do Nascimento, reitor da Uefs, os dezesseis municípios do Território Portal do Sertão têm um grande desafio para vacinar seus munícipes, e o Nupevs e outros núcleos da universidade tem muito a contribuir nas campanhas de vacinação.

A coordenadora do Nupevs, Profa. Erenilde Marques, informou que o núcleo pode contribuir com as Secretarias de Saúde dos municípios oferecendo desde assessoria para planejamento e logística, até capacitação das equipes de vacinação (sala de vacina), coordenação das equipes de vacinação, execução das campanhas de vacinação (1ª e 2ª etapas), assessoria na avaliação do processo de vacinação, avaliação da cobertura vacinal, entre outras atividades. 

Os dirigentes dos municípios podem entrar em contato para solicitar maiores informações no e-mail emcerqueira@uefs.br. 


Informações Folha do Estado 

Compartilhe

Deixe seu comentário