130 países não têm vacina contra a Covid e chefe da ONU sugere 'plano mundial'

Antônio Guterres alertou que somente 10 nações administraram 75% de todas as doses até o momento.

Foto: Divulga��o

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, pediu nesta quarta-feira (17) que países se unam em um plano global de vacinação contra a Covid-19 para diminuir as desigualdades no acesso à vacina, de acordo com a agencia de notícias France Presse.

Na abertura de uma sessão especial do Conselho de Segurança da ONU sobre vacinas realizada com ministros das Relações Exteriores, Guterres alertou que somente 10 nações administraram 75% de todas as doses até o momento e que 130 países ainda não receberam nenhuma vacina.

"O mundo precisa urgentemente de um plano mundial de vacinação que reúna todos os que têm o poder necessário, a experiência científica e as capacidades de produção e financeiras", disse Guterres na reunião virtual.

Ele afirmou que o G20, grupo com as principais economias do planeta, está na melhor posição para criar uma força-tarefa sobre o financiamento e a aplicação da vacinação pelo mundo e ofereceu o pleno apoio da ONU.

Guterres ainda argumentou que deixar os países mais pobres sem acesso à vacina contra a Covid-19 poderá causar novos surtos do vírus, o que afetará a economia global.

"Se permitimos que o vírus se espalhe como um incêndio no hemisfério sul, ele sofrerá mutações continuamente. As novas variantes poderiam ser mais transmissíveis, mais mortais e, potencialmente, ameaçar a eficácia das vacinas e dos diagnósticos atuais. Isso pode prolongar a pandemia significativamente, permitindo que o vírus volte a assolar o norte do planeta", afirmou.


Informações G1



Compartilhe

Deixe seu comentário