Impedidos de fazer Enem 2020 devem ir ao exame no próximo domingo, diz Inep

A regra é diferente para quem faltou à prova. O candidato que não comparece ao exame é eliminado.

Footo: Dioginis Pandini

Candidatos que foram barrados no primeiro dia de Enem 2020 devem comparecer ao local de prova no segundo dia de aplicação, previsto para ocorrer no próximo domingo (24). A partir de segunda-feira (25), eles devem pedir a reaplicação da prova que perderam (leia mais abaixo).

A regra é diferente para quem faltou à prova. O candidato que não comparece ao exame é eliminado. No primeiro dia de aplicação do Enem 2020, no domingo (17), 51,5% dos candidatos faltaram.

E quem foi barrado no Enem 2020? E quem pegou Covid na véspera? Quando sai o gabarito oficial? Confira o calendário
Apesar da ausência de mais da metade dos inscritos em todo o Brasil, o Enem 2020 teve salas lotadas e candidatos impedidos de fazerem as provas.

O Inep confirmou que 11 locais de prova tiveram registros de salas com mais de 50% de candidatos. Houve filas. Quando a quantidade segura de pessoas na sala atingiu o limite, a entrada foi bloqueada. Quem ainda estava na fila ficou do lado de fora das salas nas quais estavam inscritos.

O instituto não informou o número de estudantes prejudicados, mas divulgou que os casos ocorreram em seis cidades (Curitiba, Londrina, Florianópolis, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas). No entanto, há registro de casos em mais cidades do país, como Mogi das Cruzes, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

O caso dos barrados no Enem se enquadra nos candidatos que tiveram problemas logísticos na prova, segundo o Inep. A reaplicação é prevista em edital para estes casos.

Como fazer o pedido de reaplicação?
É preciso entrar na Página do Participante e fazer a solicitação. O endereço é https://enem.inep.gov.br/participante/

Já posso fazer o pedido?
O prazo para pedir reaplicação abre na segunda-feira (25) e se encerra na sexta (29).

O pedido já garante a reaplicação?
Não. O Inep vai analisar caso a caso.

Como saber se meu pedido foi aceito?
O resultado da análise será informado ao candidato na Página do Participante.

Quando será a reaplicação?
O Enem 2020 será reaplicado pelo Inep em 23 e 24 de fevereiro.

Há outros problemas logísticos que se encaixam no critério para pedir reaplicação?
Sim. O edital do Enem 2020 prevê como problemas logísticos: desastres naturais (que comprometam a infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova), falha no leitor de tela para quem pediu este recurso ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário