Futebol em 2020: Flamengo lidera em aproveitamento, Palmeiras tem melhor defesa e o Bahia a pior

Confira um balanço com os principais destaques de 2020.

Foto: Divulga��o

O Flamengo fechou o ano de 2020 com números incontestáveis: foi a equipe da Série A com o melhor aproveitamento, o ataque mais positivo e com mais vitórias. Isso tudo em uma temporada que teve o rompimento da relação com Jorge Jesus, a saída conturbada de Domènec Torrent e a chegada de Rogério Ceni.

Ainda sob o comando de Jorge Jesus, o Rubro-Negro iniciou o ano com fome de títulos e faturou três ainda no primeiro trimestre: Supercopa do Brasil sobre o Athletico-PR, Recopa Sul-Americana sobre o Independiente del Valle e Carioca sobre o Fluminense.

Depois das conquistas e com a pandemia já em vigor, o técnico português anunciou sua saída do clube e o time não voltou a empolgar como antes. No entanto, o Flamengo seguiu com um ataque letal e um aproveitamento acima da média. A prova disso é que seguiu na ponta destes itens, considerando todos os demais times da Série A.

No total, o Rubro-Negro teve 71% de aproveitamento nos 58 jogos oficiais e marcou 109 gols. O Palmeiras é quem mais se aproxima do rendimento com 66% em 58 partidas. No ataque, o São Paulo também teve um ano goleador, com 98 bolas na rede. Uma melhora gigantesca de 75% a mais de gols em comparação a 2019, quando o Tricolor Paulista terminou a temporada com apenas 56 gols em 60 partidas.

O Palmeiras é outro time que se destacou no ataque neste ano, o segundo com mais gols: 99 em 58 jogos - uma média de 1,71 por partida. Porém, a defesa chamou ainda mais atenção em 2020. Foram apenas 40 gols sofridos - média de 0,69 por jogo. O bom desempenho no ataque e na defesa fez o Alviverde ter o melhor saldo de gols entre os times da elite nacional: 59.

Ainda sobre o aspecto defensivo, a dupla Gre-Nal teve uma média de gols sofridos boa de 0,77 e 0,81 gol sofrido por partida, respectivamente. Vale uma menção honrosa ainda para Fortaleza, Atlético-GO e Corinthians que sofreram poucos gols, em números absolutos. No entanto, a média de gols sofridos foi maior que a dupla do Rio Grande do Sul.

Na ponta negativa, o Bahia teve a defesa mais vazada, com 73 gols em 61 jogos oficiais - uma média de 1,20 por partida. Flamengo (65), Ceará (64) e São Paulo (60) também tiveram problemas defensivos ao longo da temporada e viram os adversários comemorarem muitos gols.

Os destaques principais de 2020 foram os seguintes:

Melhor aproveitamento: Flamengo - 71%
Mais vitórias: Flamengo - 37
Mais derrotas: Bahia - 23
Mais jogos: Bahia - 61
Pior aproveitamento: Botafogo - 38%
Melhor ataque: Flamengo - 109 gols
Pior ataque: Vasco - 42 gols
Melhor defesa: Palmeiras - 40 gols sofridos
Pior defesa: Bahia - 73 gols sofridos
Melhor saldo de gols: Palmeiras - 59

O Flamengo levantou três troféus em 2020. A quantidade de títulos deu o recorde de conquistas ao clube carioca. Além dos campeões estaduais, a única competição de relevância já com o campeão definido foi a Copa do Nordeste. O Ceará foi o grande campeão ao vencer o Bahia nas duas partidas da final por 3 a 1 e 1 a 0.

No quesito eliminações, um time "se destacou" com incríveis quatro eliminações na temporada. Atual líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo caiu nas quartas de final do Paulistão para o Mirassol, na fase de grupos da Libertadores, na segunda fase da Sul-Americana para o Lanús e na semifinal da Copa do Brasil para o Grêmio. Outro time que sentiu bastante o desgosto da eliminação foi o Vasco, com três quedas: primeira fase do Carioca, quarta fase da Copa do Brasil para o Botafogo e oitavas de final da Sul-Americana para o Defensa y Justicia.




Informações GE

Compartilhe

Deixe seu comentário