TSE diz que 194 urnas foram substituídas neste domingo, 2º turno das eleições

Substituídas equivalem a 0,13% do total de urnas em uso nas eleições e São Paulo é o estado com mais trocas (65). TSE diz que aplicativo e-Título não apresenta problemas.

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 9h27min deste domingo (29), quando ocorre o segundo turno das eleições municipais, foram substituídas 194 urnas eletrônicas no país.

Em nenhum caso foi necessário voto manual, ou seja, as urnas que apresentaram problema foram substituídas por outras urnas eletrônicas.

As 194 urnas substituídas correspondem, segundo o TSE, a 0,13% do total de equipamentos utilizados neste segundo turno, disputado em 57 cidades brasileiras (18 capitais e outros 39 municípios).

Os dados estão em um balanço divulgado pelo TSE às 10h deste domingo. O estado que registrou maior número de urnas trocadas foi São Paulo, com 65 unidades. Já o Rio de Janeiro teve 56 urnas substituídas.

O TSE também informou que até as 10h deste domingo 364.414 eleitores justificaram ausência no segundo turno por meio do aplicativo e-Título, utilizado em celulares.

"Até o momento, o aplicativo tem funcionado adequadamente e sem instabilidade", registrou o tribunal.

No primeiro turno, eleitores de todo o país relataram dificuldades para realizar a justificativa por meio do aplicativo.

Na ocasião, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o problema foi causado por downloads “de última hora”. Segundo o TSE, cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.

Para evitar o congestionamento neste segundo turno, somente poderão usar o aplicativo os eleitores que baixaram o programa até as 23h59 de sábado (28).

Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição pode justificar a ausência por georreferenciamento, por meio do e-Título. Essa funcionalidade estará disponível somente neste domingo, dia da eleição, das 7h às 17h.

O app identificará que o eleitor está fora do município neste domingo e vai liberar a justificativa sem a necessidade de apresentação de documentos comprobatórios.



Compartilhe

Deixe seu comentário