Eleições 2020: Conheça Phil Bala, candidato a vice de Marcela Prest (PSOL)

Foto: B�rbara Barreto/Bom Dia Feira

Morador do povoado de Tanquinho, o vocalista de uma banda de reggae Phil Bala, candidato a vice-prefeito de Feira de Santana na chapa de Marcela Prest (PSOL), foi o convidado desta segunda-feira (26) no Bom Dia Feira, iniciando a série de entrevistas com os nove candidatos a vice nas eleições 2020.

Phil fazia parte da associação de moradores de onde mora, quando começou a dar os primeiros passos em direção a política feirense.

'Quando o companheiro Jonathas Monteiro apareceu no cenário político em 2012, eu já fazia parte das ações da comunidade e pelas propostas do partido, comecei a ser simpatizante do PSOL. Procurei ter contato, procurei levar ele para a associação dar palestras e de lá pra cá, não perdemos o contato, foi quando, em 2015, me filiei. Eu estou preparado para assumir, tenho uma equipe coletiva e eu não estarei sozinho dentro da prefeitura, sei o que é sofrer com a negação de direitos, exploração', afirmou.

De acordo com ele, as ações voltadas para trabalhos comunitários, na luta por direitos das comunidades quilombolas, foram determinantes para a candidatura.

'O fato de ser músico, negro, jovem, o partido entendeu ter sido importante ter essa representatividade junto a uma mulher feminista atuante e foi assim que chegou ao meu nome, em um processo coletivo como é a nossa candidatura. Antes de formar essa chapa, já havíamos tendo trabalho conjunto, o PSOL é um projeto coletivo, participativo, não temos problemas de vaidade dentro do grupo, temos a certeza de que não vamos compactuar com o modelo de vice que estamos vendo em nosso país. Marcela e Phil independente de quem está acima ou abaixo, não teremos essa vaidade da cultura do eu, será uma relação tranquila e participativa', pontua o candidato a vice.

De acordo com o músico, um dos principais objetivos da chapa, caso eleito, será o investimento na saúde municipal.

'O partido defende a criação de hospital municipal, melhorar a atenção básica e a construção de mais postos de saúde na zona rural, principalmente nas comunidades quilombolas que são as que mais sofrem com essa falta de atendimento, esse sistema de saúde em Feira nunca tem vaga', disse.

Questionado sobre o recém inaugurado BRT, Phil diz ser contra o atual modelo do equipamento na cidade.

'O BRT não atende à demanda, não chega mais a ser uma crítica ao governo, o BRT não contempla a maioria da população, principalmente a periferia, até porque o formato do BRT não é o formato correto porque não tem uma linha específica segregada, não era pra dividir espaço com as demais linhas e sim com um linha específica, o PSOL pretende reformular o restante da verba para aumentar a frota de ônibus e redesenhar os percursos. Tem que se fazer um planejamento em consenso, o que foi feito até aqui gerou muita confusão', diz.

Segundo o candidato, as alterações propostas pela chapa a qual ele pertence também se entendem ao Shopping Popular.

'A gente defende a revogação do decreto porque o shopping não contempla a relocação de todos os ambulantes de rua, são 5 mil trabalhadores e o shopping, que não tem nada de popular, só tem espaço para 1.800 pessoas e as demais ficaram sem ter o que fazer. Nós defendemos a organização do centro, não quer dizer que esse trazer de volta acontecerá de maneira desorganizada, sou contra o shopping porque já descaracterizou a parte do artesanato, parte cultural de Feira, eu defenderia um shopping feito em outra área e formato', ressalta.

Assista a entrevista na íntegra:

 

Compartilhe

Deixe seu comentário