& & & & &

Todos conhecem este sinal. Compreendem o seu significado, usam em razão social de empresas (Papel & Cia., José Silva & Cia. Ltda., etc.), seja de responsabilidade limitada ou de sociedades anônimas, e é pronunciado como a letra e. Tem uso generalizado (e não somente no português), vale dizer, tem respeito internacional.

Sendo pronunciado como e, não consta do alfabeto, e usurpa o som de nossa vogal. Muitas vezes o tal sinalzinho se intromete na escrita comum quando alguém quer esnobar. 'Estou cheio das bobagens de Amélia & companhia'.

Serve-nos, vez por outra, para separarmos tópicos de um texto. Em meu tempo de criança, fazia correntinhas na máquina de escrever de meu pai: &&&&&&&&. 

Talvez não adiante você procurar nos dicionários. Na juventude andei procurando o dito, mas não o encontrei, e somente mais tarde descobri o ilustre desconhecido ao ler um texto do nosso escritor Fernando Sabino.

Felizmente, encontrei-o na Wikipédia, inserido há pouco tempo. Vale a pena transcrever parte do tópico referente a AMPERSAN. É este o nome do caractere.

'O sinal &, denominado ampersand (um anglicismo) eitza ou sinal tironiano, é um caractere ou símbolo usado para substituir a conjunção aditiva 'e'. É geralmente utilizado em nomes de comércio ou empresa, daí ser muitas vezes denominado e comercial. A disseminação de seu uso na denominação de duplas sertanejas tornou o símbolo conhecido também pelo nome de e sertanejo.

Seu nome em inglês ampersand, vindo por sua vez da expressão 'and per se and', isto é, 'e por si', era anteriormente usado como parte da cadeia para a memorização do alfabeto.'

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário