Incêndio na região da Chapada Diamantina é controlado, diz Corpo de Bombeiros

Equipes de brigadistas e voluntários atuam no local pelo quinto dia e permanecem nas áreas afetadas neste domingo (11), para rescaldo em pontos específicos, além de monitoramentos constantes.

Foto: Corpo de Bombeiros

O incêndio florestal que atinge a região da Chapada Diamantina foi controlado, porém ainda inspira cuidados, segundo informou o Corpo de Bombeiros neste domingo (11). As equipes de combate completam cinco dias nas áreas afetadas. O fogo se concentrou no Parque Nacional da Chapada Diamantina, onde fica a cidade de Mucugê.

Apesar de controlar as chamas, as equipes permanecem no local para realizarem rescaldos em pontos específicos e monitoramentos constantes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao todo, são 38 bombeiros militares, além de seis aeronaves modelo airtractor, do Programa Bahia Sem Fogo, um Helicóptero do Graer/PMBA, brigadistas voluntários de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Igatu, Lençóis e representantes do ICMBio e PrevFogo.

Um abrigo provisório foi montado para quadra poliesportiva de Mucugê, para receber brigadistas e bombeiros que estão na região.

O fogo começou na manhã de terça-feira (6). Toda a região queimada até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e não registrava queimadas havia 20 anos.

As queimadas na Chapada Diamantina têm indícios de serem criminosas, já que o fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras.

Quase um mês após início de chamas, o incêndio florestal em Barra, no oeste da Bahia, foi extinto, informou o Corpo de Bombeiros neste domingo. As chamas começaram no dia 15 de setembro e no início desde mês de outubro, houve redução da linha de fogo.

Ainda no oeste, só que na cidade de Barreiras, as equipes empregadas no combate a incêndios florestais não encontraram focos de incêndio na Serra da Bandeira, na sexta-feira (9). Com a situação controlada, bombeiros militares e brigadistas do PrevFogo atuaram em um incêndio que atingiu a Serra do Mimo, também em Barreiras.

De acordo com os bombeiros, o fogo pode ter sido causado pela ação humana. Próximo ao local, no trecho do anel viário, outra operação foi realizada para combater um incêndio que atingia uma área de vegetação. As chamas tomaram grandes proporções e o trabalho se estendeu até as 17h30.

Os bombeiros também conseguiram evitar a propagação do incêndio para áreas preservadas, assim como em lavouras e residências, nas localidades de Caiambola, Fazendola e Giló, em Rio de Contas, no sábado (10). No final da tarde, teve chuvas e fizeram com que outros focos fossem apagados.

Neste domingo, os bombeiros retornaram para as localidades para verificarem a efetividade do combate realizado no sábado, assim como o efeito das chuvas.

Em Caturama, no sudoeste do estado, os bombeiros iniciaram, também neste domingo, o 4º dia de combate ao incêndio que atinge a cidade. As equipes estão realizando o combate direto em pontos remanescentes naquela região.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário