Entenda processo de retirada das barracas do centro comercial de Feira

Na manhã desta quinta-feira (01), a nossa reportagem esteve acompanhando os serviços que, atualmente, estão acontecendo nas proximidades da Praça Fróes da Mota. Finalizada esta fase, a operação atuará na Marechal Deodoro e Olympio Vital.

Foto: Joaquim Neto/ Bom Dia Feira

A Força Tarefa da Prefeitura Municipal segue realizando o processo de retirada das barracas do centro comercial de Feira de Santana.

Na manhã desta quinta-feira (01), a nossa reportagem esteve acompanhando os serviços que, atualmente, estão acontecendo nas proximidades da Praça Fróes da Mota.

De acordo com o presidente da Associação dos Bombeiros Civis de Feira de Santana Jefferson Lôbo, a operação vem atuando, neste caso, com a realização de ações preventivas no auxílio da retirada.

''Caso exista algum incidente ou acidente, estamos fazendo essa prevenção, até porque, muitos profissionais que estão atuando nessa ação, realizam um trabalho atípico, não se tira barracas todos os dias. Estamos auxiliando o que faz, o que não faz, como fazer com os vidros, pregos, além disso, colaboramos no serviço de encaminhamento dessas barracas, dos materiais que estão nos equipamentos', afirma.

O bombeiro relata que as barracas retiradas pertencem aos ambulantes já cadastrados e o remanejamento ocorre mediante autorização municipal.

'Cada dia executamos de forma diferente. Hoje está chovendo, então a orientação é ter um cuidado maior, não fazer com tanta rapidez, porque existe a pressa do local está limpo, mas com cuidado e acima de tudo, a preservação da vida das pessoas que estão colaborando', diz.

Cerca de cinco bombeiros civis estavam atuando no local, nesta manhã. Número que, segundo o presidente da associação, chega a 18 espalhados pela cidade.

Junto aos bombeiros, estão sendo mobilizados também, cerca de 150 homens, além do apoio da Guarda Municipal.

'Estamos deste ontem, executando esta ação, iniciando às 06h. Ontem foram retiradas 73 barracas, hoje já tiramos algumas, ainda não contabilizadas. As ações estão tranquilas, sem grandes problemas e essas barracas estão sendo levadas, nesse primeiro momento, em razão da quantidade, no depósito da prefeitura e assim que encerrar as ações, vamos entregar nos endereços recomendados pelos comerciantes', destaca o secretário Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) Major Moacir Lima.

Segundo o secretário, não será possível concluir a retirada dos equipamentos dentro do prazo inicial que seria no próximo sábado (03).  

'O planejamento no papel é uma coisa e no terreno é outra. Encontramos algumas dificuldades, há muito lixo nas barracas, temos que parar a retirada, mas mesmo assim estamos avançando. A previsão de concluir até o próximo sábado, creio que não vai ser possível, em razão também da fiação que temos, já que os guinchos não podem se aproximar das barracas e elas são conduzidas a uma distancia de 300 metros do guincho, depois vamos até alterar a posição para facilitar a retirada', pontua o Major Moacir.

Após a retirada das barracas da rua Sales Barbosa, a operação de remanejamento atuará na Marechal Deodoro e Olympio Vital.

Com informações do repórter Joaquim Neto 

Assista a reportagem: 

Compartilhe

Deixe seu comentário