Quadras, arenas esportivas e academias de dança podem reabrir a partir desta terça

A flexibilização foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça e determina que a retomada obedeça às normas de distanciamento social e prevenção previstas nos protocolos da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Foto: Divulgação

Após seis meses sem autorização de funcionamento, a prática de atividades físicas e esportivas em quadras ou arenas esportivas praticadas em locais privados poderão ser retomadas a partir desta terça-feira (22).

A flexibilização foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça e determina que a retomada obedeça às normas de distanciamento social e prevenção previstas nos protocolos da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Com isso, fica proibido o compartilhamento de equipamentos e materiais durante as atividades esportivas. Deve-se estabelecer o regime de agendamento de alunos com acesso ao centro de treinamento para a prática das atividades, estabelecendo o limite de 1h de permanência para cada aluno, uma única vez ao dia. Os atletas deverão estar uniformizados com coletes ou uniformes e não devem usar os vestiários.

Além disso, será necessário viabilizar o agendamento das aulas, evitando qualquer aglomeração entre os clientes e recomendar a realização de testagem para covid-19 dos colaboradores e funcionários.

O atendimento de clientes com idade superior a 60 anos de idade e de grupos de risco deve ser feito de forma exclusiva. Todos os alunos devem manter o distanciamento de, no mínimo, 2m dentro e fora da quadra ou arena com a limitação de um aluno por atividade.

Será necessário também, reduzir o fluxo e permanência de pessoas no estabelecimento à capacidade de 50% da área. Fica estabelecido, para efeito de cálculo da ocupação, a área de 4m² por pessoa.

Os clientes e trabalhadores deverão, durante toda a permanência no estabelecimento, usar máscaras de proteção, só sendo permitido permanecer sem máscaras quando em atividade.

Fica proibido o uso de armários/guarda volumes dos pertences pessoais, com a obrigação de uso de garrafas, copos individuais, o uso de bebedouros somente para o abastecimento de recipientes individuais (copos ou garrafas). Além da venda bebida alcoólica e aglomeração nas áreas coletivas, assim como a realização de eventos que gerem aglomerações, e os intervalos entre as atividades será de 30 min. O aluno, após o término do seu treino, estará impedido de permanecer no local.

Todos os clientes e funcionários devem ter acesso fácil a pias providas de água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis não recicláveis, lixeiras com tampa acionada por pedal, na indisponibilidade de pias manter frascos com álcool 70% gel para uso de funcionários e clientes. Não poderão ser compartilhados produtos de uso pessoal e recomendar aos alunos, funcionários e colaboradores trazer de casa seu kit desinfecção e outros equipamentos de uso pessoal.

Antes, durante e após as aulas, será necessário higienizar os interruptores, maçanetas, chaves, instrumentos de trabalho (bolas, cones etc) e outros objetos que possam ser manuseados durante as atividades. Estabelecer, no interior do estabelecimento, informativos sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater a doença bem como, os procedimentos implantados.

De acordo com o decreto, é de inteira responsabilidade do estabelecimento o rigoroso cumprimento das medidas de segurança no controle da Covid-19.

Academias de dança e educação corporal

Ficam autorizadas a retornarem às atividades artísticas e educativas, desde que cumpram as normas de prevenção contra o coronavírus previstas nos protocolos da OMS – Organização Mundial de Saúde, especialmente as seguintes:

I – aferição de temperatura de todos quantos tenham acesso às dependências das academias;

II – uso obrigatório de máscara;

III – higienização das mãos na entrada e na saída;

IV – álcool em gel nas salas de aula e nos ambientes de circulação na academia;

V – higienização das barras a cada intervalo de aula;

VI – uso de garrafa de água individual trazida de casa;

VII – demarcação do piso da sala de aula com 2m de afastamento;

VIII – não serão permitidos exercícios em dupla, trio ou grupo;

IX – permanência do aluno na academia apenas durante a aula que terá duração de 50 minutos;

X – salas com janelas abertas ou aparelhos de ar-condicionado limpos;

XI – o banheiro só será utilizado por 01 (uma) pessoa por vez; XII – a presença de acompanhante será limitada à capacidade da recepção, respeitando o distanciamento mínimo previsto pelo protocolo de segurança.

Compartilhe

Deixe seu comentário