'Corrupção voltou com força total', diz Eliana Calmon em entrevista ao Bom Dia Feira

Para a jurista, a necessidade de gastos extraordinários e urgentes durante a pandemia intensificou a corrupção no país.

Foto: Divulga��o

Em entrevista ao Bom Dia Feira, na manhã desta quarta-feira (26), a jurista e magistrada brasileira opinou sobre as ações do Governo Federal referentes a pandemia do novo coronavírus. 

Para ela, a política de enfrentamento à doença foi mal conduzida. 

'Estamos vivendo um momento de muitas incertezas, ninguém sabe de nada. Eu acho que a nossa política terminou sendo muito mal conduzida. A partir da decisão do STF que entendeu que a política de isolamento e pandemia deveriam ficar nas mãos dos governadores e prefeitos, a situação fez com que cada um tomasse uma direção e tirasse a força do governo central, o que terminou sendo muito ruim e fez com que houvesse uma disseminação muito grande da autoridade, cada um falando uma coisa', disse.  

Além disso, de acordo com Eliana, a necessidade de gastos extraordinários e urgentes intensificou a corrupção no país. 

'Foram dispensados os controles naturais a respeito dos gastos públicos e isso deu no absurdo da corrupção que voltou com uma força total no Brasil. Estamos hoje com sete governadores investigados por corrupção, estamos vendo uma série de secretários sendo presos exatamente por causa desses controles que foram relaxados', ressalta. 

Eliana foi, na década de 80, Procuradora Geral da República. Sobre a atual atuação da PGR, ela destaca que o órgão se politizou demais. 

'A atuação do PGR pra mim foi uma surpresa, eu acho que todo órgão tem que ter os controles para naturalmente serem podados os excessos, não digo que os Procuradores são santos, mas submeter um órgão como o MPF a um desmanche público, como vem sendo feito através do Procurador, me causa muito espanto. O MP foi o órgão que mais ganhou liberdade para atuar de forma independente e vem se comportando desde a constituição de 88 com muita seriedade, é realmente um órgão que vem sendo o grande guardião da cidadania, lógico que excessos existem, alguns desvios também e isso precisa ser controlado dentro da própria instituição', relata. 

Quando o assunto é o Supremo Tribunal Federal, Eliana destaca que as ações do órgão estão mostrando para a Nação que o STF precisa passar urgentemente por uma grande reforma. 

'Cada vez mais, os ministros estão ficando acima do bem e do mal, eles não são investigados, estão acima dos cidadãos brasileiros, não prestam contas, o que incita um poder sem limites. Sobre a ida de Fux, posso garantir que será bem melhor, o Fux é magistrado de carreira, conhece a justiça e terá um comportamento bem menos político que o atual presidente do STF, que é sem dúvida alguém que só teve passagem pelos cargos de assessoramento do governo do PT, não tem nenhuma vivencia de magistratura, eu acredito que efetivamente nós tenhamos uma mudança significativa', conta. 


Assista a entrevista na íntegra: 


Compartilhe

Deixe seu comentário