Previsível

Foto: Divulgação

O Bahia perdeu ontem o título da Copa do Nordeste para o Ceará, após duas derrotas nos dois jogos das finais da competição. Na primeira partida, 3x1 para os cearenses. Na segunda, o Bahia precisa de 3 gols de diferença para se sagrar campeão, mas perdeu novamente, por 1 a 0.

O que mais chamou atenção das apresentações do time baiano nos dois jogos foi a previsibilidade do time de Roger Machado. Com o maior orçamento do nordeste, e com, teoricamente, o melhor elenco da região, o treinador tricolor não conseguiu fazer o time criar um repertório de jogadas que fossem capazes de surpreender o adversário. Foi um futebol burocrático e totalmente previsível. Nas duas partidas, o Ceará não levou mais do que 20 minutos para entender o ‘modus operandi’ proposto pelo treinador do Bahia para a partida e parecia saber o que cada jogador iria fazer ao ter a bola nos pés. O resultado disso foram muitas interceptações de passes, marcação eficiente, e a capacidade de buscar os espaços na defesa tricolor para vencer as duas partidas sem contestação.

O mais irônico de tudo isso é que o Ceará tem como o seu principal jogador o meia Vinícius, que esteve no Bahia, foi muito bem, e ao fim do contrato, não chegou a um acordo com a diretoria para a sua renovação, e acabou indo para o Atlético-MG, e posteriormente, o Ceará. Outro que teve papel destaque nessa campanha do time cearense até o título foi o treinador Guto Ferreira, outro que passou pelo Bahia. Em 2017, Guto foi campeão da competição, comandando o tricolor baiano. Saiu da equipe após uma série de resultados ruins, no segundo semestre daquele ano. Mas nos dois jogos contra o Bahia esse ano, deu aula de estratégia a Roger Machado.

Agora, nas impiedosas redes sociais, o discurso natural da torcida é o de 'fora Roger'. Baseado no discurso da diretoria tricolor de dar tempo para seus treinadores trabalharem, acho que dificilmente isso acontecerá. A única coisa que faria com que a diretoria do Bahia optasse pela troca no comando técnico seria a perda, também, do título do Campeonato Baiano, para o Atlético de Alagoinhas (as partidas finais acontecem hoje e no próximo sábado, respectivamente). Aí, não tem confiança em treinador que aguente. Mas isso, acredito, não é o que o torcedor do Bahia quer que aconteça.

Compartilhe

Deixe seu comentário