Hospital da Mulher realiza encontro virtual sobre aleitamento materno

O encontro, que é gratuito, é destinado para profissionais da saúde, estudantes e a comunidade em geral. Para participar do evento virtual, basta acessar a plataforma disponível no site.

Foto: Divulga��o

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) vai realizar, entre 1º a 31 de agosto, o VII Encontro de Aleitamento Materno do Banco de Leite Humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, haverá uma programação por meio da internet. Trata-se do I Encontro Virtual de Aleitamento Materno. 

A atividade é em alusão a 29ª Semana Mundial de Aleitamento Materno e marca o início da campanha nacional Agosto Dourado, cujo tema é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta mais Saudável”. O objetivo é intensificar a importância da amamentação nas primeiras horas de vida do recém-nascido, e que deve ser mantida de forma exclusiva por seis meses.

O encontro, que é gratuito, é destinado para profissionais da saúde, estudantes e a comunidade em geral. Para participar do evento virtual, basta acessar a plataforma disponível no site: www.evens3.com.br/encontroaleitamentohips2020.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Camilla Martins, destaca que foi necessário adequar a programação ao novo cenário pelo qual o país e o mundo atravessam devido à pandemia do coronavírus.

“Neste ano tivemos que adequar à nova realidade. Faremos nossos encontros pela internet, cujo intuito é a melhoria dos índices de aleitamento materno e da oferta de leite humano às crianças que, por algum motivo, estão desprovidas deste alimento”, afirma.

Camilla Martins explica que a programação consta de palestras e relatos de experiências maternas, e será dividida em cinco módulos, sendo que cada um deles será lançado sempre às segundas-feiras de agosto. Cada módulo será ministrado por três a quatro palestrantes.

“O encontro virtual pretende levantar as questões que permeiam os vínculos entre a amamentação e a saúde do planeta, considerando as mudanças climáticas e a degradação ambiental”, acrescenta a coordenadora do Banco de Leite Humano. A carga horaria é de 10 horas e com certificado de 2 horas para ouvintes.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, será uma das palestrantes. Ela vai discorrer sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL) que, embora exista desde 1988, foi sancionada como lei em de 3 de janeiro de 2006.

“O conhecimento da NBCAL é de suma importância para os profissionais e a população, pois serve como referência para incentivar a prática do aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê e complementado até os dois anos de vida”, ressalta.

Além disso, durante as ações em alusão ao “Agosto Dourado”, haverá entrega de brindes ao primeiro e segundo recém-nascidos do mês, bem como atividades lúdicas sobre amamentação com as parturientes do projeto Mãe Canguru e Casa da Puérpera.



Informações PMFS

Compartilhe

Deixe seu comentário