1ª Festa de Santa Dulce dos Pobres terá missas, romaria virtual, sarau e filmes; veja programação

Programação festiva acontece de 1º a 13 de agosto e terá transmissões totalmente online. Santa Dulce foi canonizada em outubro de 2019.

Foto: Maiana Belo

A 1ª edição da festa em honra a Santa Dulce dos Pobres terá programação online com missas, romaria virtual, sarau com artistas e lançamento de filmes sobre o legado de Irmã Dulce. [Confira programação ao final da reportagem]

Irmã Dulce foi canonizada pela Igreja Católica em 2019, tornando-se a primeira santa nascida no Brasil.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) destacam que o calendário festivo será transmitido exclusivamente pelas redes sociais.

A missa solene, que vai acontecer no dia da santa, em 13 de agosto, será às 9h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha. As transmissões online da festa terão início no sábado (1º) e seguirão até o dia 13 pelas redes sociais: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (obrasirmadulce).

Já no período de 1º a 13 de agosto serão realizadas missas diárias, sempre às 9h, também com transmissão online pelas redes sociais. No dia 9 de agosto, a partir das 10h30, haverá a peregrinação da imagem de Santa Dulce dos Pobres pela cidade de Salvador, percorrendo em carreata diversos bairros da capital.

A agenda segue com a transmissão do sarau Santa Dulce dos Pobres, dia 12, às 19h, com a participação de artistas; e a vigília, dia 7, das 22h às 6h, conduzida pelas comunidades Shalom, Maranatá, Nascidos da Luz e Lúmen. Tanto o sarau quanto a vigília serão transmitidos pelo Youtube.

O calendário dedicado à primeira santa brasileira ainda inclui o "I Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres". O concurso é aberto ao público em geral, incluindo crianças a partir dos cinco anos de idade, com a concordância do responsável, por meio do preenchimento do termo de responsabilidade.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de agosto, através da internet. O resultado será divulgado no dia 12 de agosto, pelas redes sociais.

Com estreia marcada para 9 de agosto, às 17h, chegará às telas de todo o Brasil - via streaming - o filme "Santa Dulce dos Pobres - Rogai por nós". Com duas horas de duração, o documentário mostra a trajetória de amor e fé de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, que foi canonizada em 2019, tornando-se a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil.

Os ingressos para a sessão online já estão à venda no site www.filmesantadulce.org.br. A renda será direcionada para a manutenção das atividades das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Entre as produções em homenagem à religiosa baiana, destaque também para o lançamento do curta-metragem "A vida interior de Santa Dulce dos Pobres", no dia 11 de agosto, às 19h, com transmissão pelo YouTube (obrasirmadulce).

Confira a programação:

Transmissões Online e Diárias - Período: de 1º a 13 de agosto

09h00: Missa
10h30: Santa Dulce mudou minha vida
14h30: Bate papo sobre espiritualidade
14h45: Sementes de amor
14h46: Pilares do Dulcismo (1º a 4/08);
A escola vive os valores de Santa Dulce dos Pobres (05 a 08/08)
Quadros infantis (09 a 13/08)
14h50: Cartas de Santa Dulce dos Pobres
14h53: Passos de Santa Dulce dos Pobres
14h58: Eu vou pelo caminho da fé
15h00: Terço de Santa Dulce dos Pobres, com Bênção do Santíssimo
18h00: Memorial na sua casa
18h03: Sementes de amor
18h05: Eu vivi a Canonização
18h07: Romaria virtual
18h12: Eu vou pelo caminho da fé
18h16: Santa Dulce mudou minha vida
18h20: Cartas de Santa Dulce
18h25: Novena

Programação em Dias Específicos

De 13/07 a 05/08: Inscrições para o I Concurso Virtual Altar de Santa Dulce dos Pobres: (informações no site www.irmadulce.org.br/concurso)

01/08: Palavra do Pastor (logo após a transmissão da missa das 9h)

07/08: Vigília conduzida pelas comunidades Shalom, Maranatá, Nascidos da Cruz e Lúmem (das 22h às 6h, com transmissão pelo YouTube: obrasirmadulce)

09/08: Peregrinação da imagem de Santa Dulce dos Pobres pelas ruas de Salvador (carreata terá início após a missa das 9h)

09/08: Lançamento do documentário “Santa Dulce dos Pobres - Rogai por nós” (estreia online às 17h. Ingressos à venda no site www.filmesantadulce.org.br)

11/08: Lançamento do curta-metragem “A Vida Interior de Santa Dulce dos Pobres” (às 19h, com transmissão pelo YouTube: obrasirmadulce)

12/08: Sarau de Santa Dulce, com artistas convidados (às 19h, com transmissão pelas redes sociais do Santuário)

13/08: Missa Solene Presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha.(às 9h, com transmissão pelas redes sociais do Santuário)


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário