Campanha Leia e Passe Adiante distribui mais de 200 livros no circuito da Flica

A ação visa ainda compartilhar leituras e livros e estimular a formação de uma rede de leitores, contadores de histórias e doadores de livros, potencializando assim as diretrizes que fundamentam a leitura como prática social.

Mais de 200 livros vão ser espalhados pelo circuito da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), nesta sexta-feira (16), terceiro dia de programação na cidade histórica do Recôncavo Baiano. A distribuição é parte da Campanha Leia e Passe Adiante, da Fundação Pedro Calmon (FPC), lançada no evento e que objetiva despertar de maneira lúdica o interesse pela leitura.

A ação visa ainda compartilhar leituras e livros e estimular a formação de uma rede de leitores, contadores de histórias e doadores de livros, potencializando assim as diretrizes que fundamentam a leitura como prática social. 

Os livros vão ser escondidos em pontos da Flica de forma que crianças e jovens possam procurá-los. Ao encontrar, eles ganham livros para compor suas bibliotecas. Intitulada ‘Caça ao Tesouro de Ler’, a atividade tem o propósito também de democratizar o acesso ao livro e despertar o gosto pela leitura.

Na Praça da Aclamação, mais conhecida como Praça do Canhão, o Espaço Leia e Passe Adiante reuniu mais de 100 crianças no primeiro dia de programação da Fundação Pedro Calmon na Flica. No local, onde ocorrem contação de histórias e apresentações lúdicas, estão disponíveis cerca de três mil títulos na Biblioteca e Feira Móvel de Livros, que foram requalificadas em seus acervos e estrutura. 

A programação continua até este domingo (18), com debates, lançamentos de livros e apresentações culturais ligadas à leitura, tanto no Espaço Leia e Passe Adiante, quanto no Espaço Educar para Transformar (Casa do Iphan). Em 2015, a Festa Literária Internacional tem apoio do Governo da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (FazCultura), do governo federal e da iniciativa privada.

Programação desta sexta-feira (16/10)

Espaço Leia e Passe Adiante 

10h - Sarau de poetas cachoeiranos comandado por Jussara Mathias e contação de histórias do ‘Livro Viajante’. 

10h30 - Apresentação da Banda A Comunidade. 

14h - O Coletivo Amigos da Biblioteca Pública de Cachoeira retoma a contação de histórias.

15h - O público tem nova oportunidade de conferir a oficina do ‘Boi Multicor’. 

17h - Lançamento do livro ‘Fabrincando’, de Tamires Lima.

Espaço Educar para Transformar

15h - Começa mais um bate-papo ‘Outras Leituras’, desta vez, com o tema ‘Poéticas e Africanidades’, tendo a participação dos poetas e escritores Wesley Correia e Ana Maria Gonçalves. Na ocasião, o artista plástico Suzart produzirá uma tela para exibição ao público.

16h - A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé lança a 2ª edição da revista digital ‘Bahia com História’. Além de entrevista com o historiador baiano Carlos Francisco Junior, a revista publica reportagem, documentação histórica e artigos. No mesmo horário, Jussara Mathias realiza o sarau de poesias com poetas cachoeiranos. 

17h – Lançamentos do romance ‘Antônio Burokô’, de Domingos Ailton, e do livro ‘Caixa de Sombras’, do escritor LuIZ Afonso Costa.

Compartilhe

Deixe seu comentário