Quarentena ou férias?

Foto: Fernando Moreira/Bom Dia Feira

Estive, nesse final de semana, no litoral norte do estado, mais precisamente, em Guarajuba. A ideia era um final de semana em isolamento, como o momento pede, mas sem deixar de “mudar de ares”. Uma praia vazia, sem pessoas por perto, seria perfeito e seguro. O problema é que esse não foi o cenário que eu encontrei. Pelo visto, muita gente pensou em fazer a mesma coisa.

Até aí, tudo bem. Se todo mundo ficasse em casa, ou até mesmo saísse protegido, de máscara, e respeitando o distanciamento entre as pessoas (a praia é bem grande, e até lá, daria para fazer isso), seria mais seguro. Porém, também não foi o que aconteceu.

Na praia, me assustei com a quantidade de pessoas aglomeradas. Até jogo de futebol eu vi, além de uma mesa de ‘futemesa’ – esporte praticado em duplas, que utiliza uma mesa especial e uma bola de futevôlei (que saudade). Um grupo de, aproximadamente 10 adolescentes praticavam o esporte, como se o coronavírus não existisse. Na passarela, fim de tarde, e muita gente praticando atividades físicas, bem próximas umas das outras. Algumas, sem máscaras. O cenário se confundia com um dia de verão, quando a quantidade de pessoas é grande nas praias do litoral norte.

Na ilha de Itaparica, pelo que soube, a situação esteve parecida em alguns momentos dessa pandemia. Motivo pelo qual, a prefeitura de Itaparica resolveu restringir, inclusive, a entrada de pessoas de outros municípios por lá, além de outras medidas, para evitar aglomerações.

A impressão que dá é que algumas pessoas estão encarando a quarentena como férias e não estão levando à sério o problema de saúde pública pelo qual estamos passando. Deixam de trabalhar, de frequentar a escola, a faculdade, entre outras coisas. Mas não deixam de se aglomerar. Não adianta em nada. Em Feira, o colapso da saúde já chegou, com 100% dos leitos de UTI, das redes pública e privada, ocupados. Pelo visto, em outros municípios isso também deve acontecer. Hospital de campanha para atender os casos de coronavírus no Litoral Norte, já tem, em Monte Gordo, que pertence a Camaçari. Se depender do comportamento das pessoas, pelo que vi no final de semana, logo estará lotado.

Compartilhe

Deixe seu comentário