Os vendedores de lenço do momento

Foto: Joaquim Neto/Bom Dia Feira

Há um ditado popular que diz que “enquanto uns choram, outros vendem lenço”. E é assim mesmo em cada momento de dificuldade. Sempre que surge uma crise econômica, algumas pessoas se beneficiam dela, seja porque seus produtos passam a ser mais procurados por causa da própria crise, ou porque criam oportunidades para sobreviver financeiramente durante o período e isso acaba dando muito certo.

Com a pandemia do novo coronavirus, essa máxima tem se confirmado. Enquanto muita gente “chora”, com a baixa nas vendas, desemprego, e consequente descapitalização que a pandemia causou, comerciantes de alguns segmentos riem à toa, vendendo “os lenços” do momento. Fábricas de álcool em gel e estabelecimentos que vendem o produto nunca tiveram uma demanda tão grande. O mesmo acontece com as máscaras. Nesse caso, até as costureiras tiveram que se reinventar e passaram a confeccionar máscaras de pano, usando a criatividade para compensar a baixa na demanda do dia-a-dia.

E existem segmentos que têm conseguido dar a volta por cima em praticamente todos os setores. Alguém notou a grande quantidade de bicicletas em avenidas como Fraga Maia e Nóide Cerqueira, aqui em Feira de Santana? Pois bem. Com o fechamento das academias e arenas esportivas, a quantidade de pessoas que trocaram a musculação, futebol, artes marciais, entre outros esportes, pelo ciclismo (ainda é permitido pedalar nas ruas e trilhas) cresceu bastante na cidade. Com isso, as lojas de bicicletas e peças têm registrado um movimento significativo, e está difícil encontrar horário nas oficinas do setor para revisões e reparos.

Não estou, com este comentário, querendo dizer que alguns segmentos estão se aproveitando indevidamente do momento de pandemia em que estamos vivendo. Muito pelo contrário. Desde que não haja prejuízo ao consumidor, como a alta dos preços apenas porque as pessoas estão buscando mais os produtos (isso sim, seria tirar proveito de forma indevida), é totalmente válido aproveitar um momento bom para o seu segmento, ou investir forças e criatividade em outros segmentos que estão sendo mais buscados nesse momento. É uma questão de sobrevivência, inclusive.

Encerro dando até uma dica àqueles que têm reservas financeiras guardadas. A crise também pode ser proveitosa para essas pessoas. Trocar de carro ou investir em imóveis pode ser uma boa para o momento. É natural que os preços caiam nesses segmentos. Nesse caso, você não estaria “vendendo os lenços”, mas comprando eles muito mais baratos para utilizá-los ou para vende-los depois, mais caros, e lucrar com isso após esse momento.


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