Oscar 2021 é adiado para abril por causa da pandemia do novo coronavírus

Academia também vai estender período de elegibilidade de filmes, que podem estrear até fevereiro para concorrer à premiação.

Foto: Eric Gaillard

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (15) que o Oscar 2021 foi adiado para o dia 25 de abril por causa da pandemia do novo coronavírus.

Com as medidas de isolamento social, cinemas tiveram de ser fechados e as principais estreias do ano foram adiadas.

A maior premiação do cinema americano estava prevista para o dia 28 de fevereiro de 2021.

A organizadora do evento também afirmou que filmes que estrearem até o dia 28 de fevereiro poderão concorrer à 93ª edição.

Antes das mudanças, apenas filmes exibidos nos cinemas de Los Angeles durante 2020 poderiam ser indicados ao Oscar 2021.

"Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e nossa data de premiação, é oferecer aos cineastas a flexibilidade necessária para finalizar e lançar seus filmes sem serem penalizados por algo além do controle de qualquer um", afirmaram em comunicado o presidente da Academia, David Rubin, e a diretora-executiva, Dawn Hudson.

A Academia também anunciou que vai inaugurar seu museu no dia 30 de abril de 2021.

O adiamento da cerimônia aconteceu três vezes antes. Em 1938, por causa grande inundação em Los Angeles. Em 1968, após o assassinato de Martin Luther King Jr. E em 1981, após a tentativa de assassinato do presidente Ronald Reagan.

A mudança faz parte de uma série de medidas tomadas pela instituição nos últimos meses. No final de abril, declarou que filmes exibidos em plataformas digitais poderiam concorrer ao Oscar por causa da pandemia.

Além disso, na sexta-feira (12), anunciou novas políticas para aumentar a representatividade na indústria do cinema. Entre elas, estava a decisão de que, a partir de 2022, a categoria de melhor filme terá sempre dez indicados.

De acordo com novo calendário, o anúncio de finalistas será feito em 9 de fevereiro de 2021 e dos indicados em 15 de março de 2021, com premiação em 25 de abril do mesmo ano. 


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário