Visitas e atividades externas são suspensas em asilos de Feira de Santana

Mais de 180 idosos vivem nos sete abrigos voltados para esse público na cidade.

Foto: Reprodu��o

Os asilos de Feira de Santana adotaram novas medidas para proteger os idosos e evitar o contágio pela Covid-19. As visitas e atividades externas foram suspensas.

No asilo Lar do Irmão Velho, vivem 65 idosos. Neste momento de pandemia, eles só têm contato com a família por telefone.

Para garantir a segurança da saúde dos que são considerados zona de risco nesta pandemia, quem trabalha no local vai direto para o banheiro assim que chega. É preciso trocar de roupa e tomar banho. Muitas atividades também mudaram ou foram suspensas.

"As atividades de grupos religiosos, que vinham fazer alguma atividade com os idosos, grupos de entretenimento, todo o contato externo, foram suspensas e continuam suspensas. No início, eles [idosos] não aceitaram muito bem, porque eles contam com isso, com os amigos que fizeram aqui. Como eles têm bastante informação, começaram a perceber a necessidade disso e estão aceitando com mais facilidade agora", explicou a coordenadora do abrigo, Edna Brito.

Quem quer fazer uma doação também não entra, e o que chega de fora é higienizado.

Nos sete abrigos voltados para esse público na cidade, vivem mais de 180 idosos. Na Associação Feirense de Assistência Social (AFAS), a melhor distração deles é a música.

"Desde o início de março, a gente estava com essa prevenção. Começamos a suspender as visitas do público, as visitas familiares, então a gente está suprindo essa falta da família deles através de chamada de vídeo. As visitas que são feitas aqui são as famílias do lado de fora e o idoso dentro do portão. Então a gente mantém esse distanciamento e mata essa saudade da família", disse a enfermeira Janaína Cordeiro.



Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário