SPC diz que Brasil chegou a 63 milhões de pessoas com nome negativado

Uma evolução de quase 3% em relação ao mesmo período de 2019.

Foto: Divulga��o

Segundo a pesquisa do SPC Brasil, o total de consumidores negativados chegou a 63 milhões, o equivalente a 40% da população adulta do país. Uma evolução de quase 3% em relação ao mesmo período de 2019.

O forte crescimento dos débitos de água e Luz ocorre em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus. Deve-se principalmente, às medidas aprovadas pela Aneel, em março último, que proíbe o corte de energia em residências.

Segundo a própria Aneel, a medida é temporária e visa proteger os consumidores e funcionários. Vale destacar que estão permitidas outras medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, inclusive a negativação do inadimplentes em cadastros de crédito.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou no dia 05 de maio, que a inadimplência dos consumidores de energia elétrica chegou a 12% nos últimos 30 dias, como reflexo da pandemia do coronavírus. Historicamente, a taxa gira em torno dos 3%.

“Já temos contabilizada, para as distribuidoras, uma perda de R$ 1,8 bilhão. Os números realmente são impressionantes”, declarou segundo o SPC Brasil.


Informações Bahia Notícias

Compartilhe

Deixe seu comentário