Ruy Fausto, filósofo e um dos maiores intelectuais brasileiros, morre aos 85 anos em Paris

Ele teve um infarto enquanto tocava piano em Paris, segundo Sergio Fausto, sobrinho do filósofo. Ruy Fausto era professor emérito da USP e escreveu livros sobre filosofia e política.

Foto: Divulga��o

O filósofo Ruy Fausto, de 85 anos, morreu nesta sexta-feira (1º) em Paris, na França. Ele teve um infarto enquanto tocava piano, segundo Sergio Fausto, sobrinho do filósofo. Ruy Fausto era professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em filosofia pela Universidade Paris 1.

Ele é autor de livros como "A esquerda difícil: Em torno do paradigma e do destino das revoluções do século XX e alguns outros temas" (Perspectiva), de 2007; "Outro dia: Intervenções, entrevistas, outros tempos" (Perspectiva), de 2009; e "Sentido da dialética – Marx: Lógica e política" (Vozes), de 2015.

Nos últimos anos, Ruy Fausto publicou ainda "O ciclo do totalitarismo" (Perspectiva), de 2020, e "Caminhos da esquerda: Elementos para uma reconstrução" (Companhia das Letras), de 2017.

Atualmente, ele ainda fazia parte da equipe editorial da "Revista Rosa", que foi lançada em abril e "se apresenta como uma publicação de esquerda independente e crítica, com convicções democráticas".

O filósofo era irmão do historiador Boris Fausto e do médico Nelson Fausto.



Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário