Alunos do 5º e 6º ano de medicina na Bahia darão orientações sobre coronavírus por telefone

Serviço será lançado na terça-feira (24), pelo telefone 155. Atendimento gratuito será feito através do através do 'Disque Coronavírus'.

Foto: Reprodu��o

Alunos do 5º e 6º ano de medicina na Bahia, supervisionados por médicos, poderão ser contatados gratuitamente, a partir de terça-feira (24), pelo número 155, para dar orientações sobre o coronavírus. o objetivo do "Disque Coronavírus" é evitar a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde.

Médica por formação, Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que faz parte do grupo de trabalho do governo da Bahia no enfrentamento ao Covid-19, revela que já são mais de 1.200 estudantes voluntariados para esta ação.

“Cada grupo de dez estudantes tem a supervisão de um médico residente ou não residente, todos voluntários, que aderiram por inscrição. No momento, temos, aproximadamente, 1.200 estudantes e 70 médicos”, disse.

Segundo informações do governo do estado, após ser implementado, o cidadão ligará para o número 155, e será atendido por um estudante de medicina devidamente capacitado, que escutará a demanda e fará a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde. Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma, e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde para auxiliar na gestão e na assistência à saúde.

A pesquisadora da Fiocruz Bahia e integrante da equipe de formulação do "Disque Coronavírus, Viviane Boaventura, explica que os estudantes receberão um treinamento por videoaula e, antes de iniciar as atividades, responderão a um pequeno teste objetivo para avaliar a compreensão das instruções de triagem. A partir desse treinamento, estarão aptos a iniciar as atividades.

“A ideia é evitar que menos pessoas com sintomas leves circulem pela cidade e, portanto, que acabe aumentando a disseminação do vírus na população”, explicou Viviane.

A Sesab divulgou neste domingo (22) que a Bahia tem 49 casos confirmados de coronavírus. Dos oito novos casos, 5 são em Salvador, 2 em Porto Seguro e 1 em Barreiras, que até então não tinha casos confirmados. 

Segundo a Sesab, Todos os novos casos são importados ou de transmissão local.
Ainda de acordo com o órgão, 601 casos suspeitos foram descartados e não há óbitos registrados no estado por causa do COVID-19. Outros 1.165 casos suspeitos aguardam resultado.

Os municípios com casos positivos são: Salvador (28); Porto Seguro (7); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); e Barreiras (1). 

Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário