Bolsonaro indica pastor e organizadora de festival de 'cinema cristão' para diretoria da Ancine

Edilásio Barra e Verônica Brendler terão de ser sabatinados no Senado. Indicação foi publicada nesta sexta no 'Diário Oficial da União'.

Foto: Reprodu��o/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro indicou o pastor Edilásio Barra, também conhecido como Tutuca, e a produtora Verônica Brendler para a diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

A indicação foi publicada nesta sexta-feira (21), em despacho da presidência da República no "Diário Oficial da União". Eles serão sabatinados pelo Senado e, se aprovados, poderão preencher as duas vagas.

Vinculada ao Ministério do Turismo, a Ancine é uma agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil.

Edilásio e Verônica são ligados a movimentos religiosos. Questionado sobre as motivações da escolha, o Planalto disse que não irá comentar. O Ministério do Turismo não respondeu ao contato até as 13h.

Verônica disse que só falará após a sabatina no Senado.

Nascido em Belém, Tutuca é produtor e jornalista, além de pastor. Sua carreira ficou marcada por trabalhos na TV.

Ele participou de novelas, programas de auditório e comandou atrações de coluna social, entrevistando celebridades, artistas e empresários - pela função, já foi chamado de "Amaury Jr. carioca". Também gravou discos como cantor nos anos 1980.

Em 2012, se candidatou a vereador do Rio de Janeiro pelo PSD, mas não conseguiu se eleger.

Desde outubro de 2019, ele ocupa o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico na Ancine.

No mesmo ano, antes de ser nomeado, em uma entrevista à BBC Brasil, o pastor defendeu a adoção de uma cota para filmes brasileiros em serviços de streaming, como a Netflix, e o direito de obras evangélicas terem acesso a verbas públicas.

A segunda indicada, a produtora Verônica Brendler, é diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão. A descrição do evento diz que ele "promove filmes que fomentam os valores da família, responsabilidade social, cidadania, acessibilidade, inclusão social e digital, sustentabilidade".

Entre seus trabalhos no cinema, está o roteiro do curta-metragem "O reencontro do amor". O enredo é sobre um casal em crise, que vê o amor renascer através da "busca em Deus", segundo a sinopse.

Em seu currículo, Brendler também diz que já teve 80 projetos aprovados na Lei Rouanet. Ela dá palestras sobre o mecanismo de incentivo à cultura, criticado por Bolsonaro em sua campanha à presidência, em 2018.

A Ancine tem quatro integrantes em sua diretoria colegiada, sendo que um deles é indicado como diretor-presidente. Atualmente, esse cargo é ocupado pelo advogado Alex Braga.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário