OMS alerta contra 'teorias da conspiração' sobre novo coronavírus

Na quarta-feira (19), um representante da organização afirmou que vírus não é uma arma biológica; declaração conjunta feita por 27 pesquisadores também desconsiderou a hipótese.

Foto: Greg Baker / AFP

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou a alertar, nesta quinta-feira (19), contra informações falsas sobre o novo coronavírus, que causa a Covid-19. O vírus já matou mais de 2 mil pessoas só na China.

"Sobre a fonte do vírus, há muitas especulações. Mas a OMS realmente evita isso. Nos acreditamos em nos ater à ciência e à evidência", declarou.

"Mas uma coisa que eu gostaria de dizer, e que eu já disse antes: há muita informação errada, teoria da conspiração, e temos que ser cautelosos", alertou. "Não deveríamos acreditar em nada até que esteja provado pela ciência e por evidências, até termos isso dos especialistas certos".

Na quarta-feira (19), o diretor regional de emergências da OMS para o Mediterrâneo Oriental, Richard Brennan, disse em uma coletiva de imprensa no Cairo que a entidade não acredita que o vírus seja uma arma biológica. No mesmo dia, 27 cientistas publicaram um comunicado em que também descartam essa possibilidade. 

"Nós acreditamos que é uma zoonose; não acreditamos que esteja sendo fabricado em nenhum laboratório, em lugar nenhum. Esse é um dos rumores que precisamos desmentir muito, muito cedo", declarou Brennan.

Ele também afirmou ter havido um "progresso notável" no combate à doença causada pelo coronavírus, e lembrou que a quantidade de casos confirmados fora da província de Hubei, na China, onde começou o surto, vinha caindo por 15 dias seguidos até a quarta-feira.

"Mesmo assim, a epidemia não atingiu seu ponto de virada e não podemos ser complacentes", disse Brennan, acrescentando que, como a epidemia foi causada por um novo vírus, a situação está mudando rapidamente.

No dia 7 de fevereiro, a OMS já havia pedido cautela com a notícia da diminuição na quantidade de novos infectados pelo vírus.

Informações G1

I

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário