Fundação Egberto Costa dá início a Grade Cultural 2020

Foto: Eduardo Marques

Desempenhando a função de fomentar a cultura e dar oportunidades aos artistas da região para expressar seus talentos e levar cultura aos diversos locais da cidade, a Prefeitura, através da Fundação Egberto Costa, realizou na última sexta-feira, 14, na Estação Cidadania Cultura localizada no bairro Jardim Acácia, o primeiro de uma sequência de eventos de lançamento da Grade Cultural de 2020.

Na ocasião, foi apresentada ao público a peça de teatro “No país do faz de conta, a gente aprende e apronta”, produzida por Sonicleibe Guedes e com a direção de Lion Guimarães. A peça aborda desde a história do romance de Lampião e Maria Bonita, a alguns “causos” e situações bem comuns no Nordeste.

O autor justifica que para cada história contada por ele através de seus textos são feitas diversas pesquisas, para que os textos sejam sempre contemporâneos, abordando temas recentes e chamando a atenção do público infantil, em especial. 

“Algumas peças foram escritas há alguns anos, mas eu sempre faço questão de adaptar e sempre incluir temas e assuntos contemporâneos, atuais.  Em relação ao público infantil, sempre percebo a interação com os atores; é como se as crianças esquecessem de tudo para viver aquele momento”, comenta Sonicleibe.

Já o diretor Lion Guimarães ressaltou a importância da arte no cotidiano das pessoas. Ele acredita que o teatro é uma das ferramentas que servem para incentivar o público a buscar cada vez mais a arte e também o resgate de histórias, costumes e tradições nordestinas.

“Na peça contamos a história de um grupo de mímicos, que levam a vida expressando sua arte e levando os costumes e tradições adiante. A mensagem que queremos passar é um duplo incentivo ao público;  para apreciar, se divertir e se emocionar com a arte; e também para  valorizar a nossa cultura, a cultura do ser nordestino, nossos temas, nossas vivências” comenta Lion.

O diretor da Estação Cidadania-Cultura Jardim Acácia, Hemérito Neto, citou a importância do trabalho da Fundação Egberto Costa na realização das atividades culturais do equipamento. “A Fundação, através das suas intervenções, cumpre o papel de fomentar cultura e entretenimento para os moradores da região, através de peças de teatro como a que foi apresentada hoje, musicais, atividades e oficinas do Programa Arte de Viver; trazendo inúmeros benefícios ao público.

O lançamento da Grade Cultural também levará apresentações teatrais aos bairros Cidade Nova e Aviário. As Estações Cidadania-Cultura são administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, mas através da Prefeitura de Feira de Santana por meio da Fundação Egberto Costa recebem incentivos para fomentar a cultura e realizar atividades voltadas aos moradores da região em que os equipamentos estão localizados.


Informações PMFS 

Compartilhe

Deixe seu comentário