Brasileiros repatriados que estavam na China chegam ao Brasil

Aeronaves da FAB com 34 repatriados fazem escala em Fortaleza para reabastecimento. Brasileiros estavam na cidade chinesa que é epicentro do surto de coronavírus.

Foto: Reprodu��o/GloboNews

Trinta e quatro brasileiros que viviam na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia de coronavírus, chegaram ao Brasil na noite deste sábado (8). As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) com o repatriados aterrissaram à 1h48 e à 1h52 no Aeroporto de Fortaleza para abastecimento.

Eles permaneceram no local até às 3h25 e seguiram para Anápolis, em Goiás, onde ficarão em uma quarentena de 18 dias. A chegada à cidade goiana deve ocorrer às 5h de domingo (9), conforme o Ministério da Defesa.

Os aviões da FAB tiveram prioridade na solicitação de aterrissagem para reduzir o tempo de espera em solo e em voo, mas não houve mudança no horário de voos comerciais no Aeroporto de Fortaleza, de acordo com a Fraport, que administra o terminal.

Antes de Fortaleza, houve escalas em Varsóvia, na Polônia; e Las Palmas, na Espanha. O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, divulgou neste sábado uma nota para agradecer os governos da Espanha, Polônia e China por terem permitido os pousos dos aviões brasileiros.

O governo decidiu organizar a operação de repatriação após apelo dos brasileiros que estavam em Wuhan. Governos de outros países também buscaram seus cidadãos na China.

Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 812 mortes por coronavírus e 37.251 casos confirmados.

De acordo com a China Central Television (CCTV), a taxa de mortalidade caiu para 2% no país desde quinta-feira (6). Na província de Hubei (exceto Wuhan), a taxa é agora de 1,3%. Na cidade de Wuhan, epicentro do surto, a taxa foi para 4,1%. Segundo a emissora estatal, o declínio na província e na cidade está relacionado à chegada de mais equipes médicas.

No Brasil, são oito casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 deste sábado. Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

O que será oferecido aos repatriados na quarentena

6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares
Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcóolicos
Serviço religioso
Emergência odontológica
Apoio psicológico e pedagógico

Além disso, eles serão submetidos a:

3 monitoramentos diários de saúde, feitos pela Secretaria de Saúde de Goiás


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário