Previsão de chegada de aviões com repatriados de Wuhan a Anápolis é às 3h do domingo

Aviões da FAB com 34 repatriados da cidade chinesa, epicentro do surto de coronavírus, deixaram a Polônia nesta manhã. Itamaraty agradeceu países onde foram feitas escalas.

Foto: Divulga��o

O Ministério da Defesa informou neste sábado (8) que a previsão atualizada da chegada a Anápolis dos dois aviões com repatriados de Wuhan é às 3h deste domingo (9). De acordo com a pasta, a previsão pode ser alterada ao longo da tarde. Na base militar de Anápolis, os repatriados vão passar por uma quarentena de 18 dias.

Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) deixaram a cidade chinesa, epicentro do surto de coronavírus, na tarde da sexta-feira (7), no horário de Brasília. Uma parada para reabastecimento foi feita em Varsóvia, na Polônia, de onde os aviões saíram na manhã do sábado.

Ainda há uma parada prevista para Las Palmas, na Espanha, e outra em Fortaleza, antes da chegada à cidade goiana.

A FAB informou que os dois aviões, assim que entrarem no espaço aéreo brasileiro, terão prioridade no processamento de suas solicitações, para reduzir os tempos de espera em solo e em voo.

Também neste sábado, o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, divulgou uma nota para agradecer os governos da Espanha, Polônia e China por terem permitido os pousos dos aviões brasileiros. No caso de Espanha e Polônia, serviram como paradas de escala também na viagem de ida.

"O governo brasileiro manifesta seu agradecimento ao governo chinês por prontamente autorizar o pouso das aeronaves brasileiras e facilitar os trâmites necessários para a retirada dos brasileiros e seus familiares. Expressa também seu reconhecimento aos governos da Polônia e da Espanha pela solidariedade prestada ao permitir a escala das aeronaves brasileiras, nos trajetos de ida e retorno ao Brasil", afirmou o Itamaraty na nota.

O governo decidiu organizar a operação de repatriação após apelo dos brasileiros que estavam em Wuhan. Governos de outros países também buscaram seus cidadãos na China.

Pangolim, mamífero em extinção, pode ser possível hospedeiro intermediário do coronavírus, dizem cientistas chineses
Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 723 mortes por coronavírus e 34.598 casos confirmados. Ao menos 2.050 pessoas já se recuperaram do vírus

De acordo com a China Central Television (CCTV), a taxa de mortalidade caiu para 2% no país desde quinta-feira (6). Na província de Hubei (exceto Wuhan), a taxa é agora de 1,3%. Na cidade de Wuhan, epicentro do surto, a taxa foi para 4,1%. Segundo a emissora estatal, o declínio na província e na cidade está relacionado à chegada de mais equipes médicas.

O que será oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis

6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares
Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcóolicos
Serviço religioso
Emergência odontológica
Apoio psicológico e pedagógico

Além disso, eles serão submetidos a:

3 monitoramentos diários de saúde, feitos pela Secretaria de Saúde de Goiás



Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário