MP-BA recomenda adoção de torcida única nos Ba-Vis deste ano

Próximo jogo entre os times baianos ocorre no próximo sábado (8)

Foto : Felipe Oliveira /EC Bahia/Flickr/Divulga��o

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Bahiana de Futebol (FBF) que, durante os jogos entre Bahia e Vitória, seja permitido o acesso ao estádio apenas a torcedores do clube mandante da partida, a chamada "torcida única". Com isso, a entrada dos torcedores visitantes deve ser restringida.

A recomendação foi encaminhada na sexta-feira (31), pelo promotor de Justiça Carlos Robson Leão, às duas entidades organizadoras, aos clubes Bahia e Vitória, às Polícias Militar e Civil e à Guarda Municipal de Salvador. O próximo jogo entre os times baianos ocorre no próximo sábado (8).
 
Segundo o promotor, desde que o MP recomendou pela primeira vez a torcida única, em 2017, todas as três recomendações expedidas foram acatadas pela CBF.

As recomendações do MP-BA foram adotadas após conflito no entorno do estádio onde ocorria o Ba-Vi do dia 9 de abril de 2017. Na ocasião, após o término do clássico, um torcedor foi atingido por um tiro disparado por integrante de torcida rival. 
 
Conforme o Ministério Público, em caso de descumprimento da recomendação, as entidades responsáveis pela organização da competição, clubes, associações de torcedores, inclusive seus dirigentes, serão responsabilizados por qualquer evento de violência ocorrido no “perímetro de segurança externo definido pelos órgãos de segurança pública”. 

Antes da última recomendação do MP-BA, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) havia decidido, na quarta-feira (30), que partidas que tiverem torcida única pedida pelos Ministérios Públicos dos estados sejam realizadas com portões fechados. No entanto, o presidente do E.C. Bahia, Guilherme Bellintani, disse que não existe a possibilidade de isso acontecer no Ba-Vi do próximo sábado. "Tudo normal", postou o dirigente do clube no Twitter.


Informações Metro1 

Compartilhe

Deixe seu comentário