Agricultor encontra urna funerária da tribo Tupi-Guarani enterrada em sítio

Achado arqueológico estava em plantação de manga em povoado de Senhor do Bonfim.

Foto: Reprodução/TV São Francisco

Um agricultor baiano encontrou uma urna funerária da tribo Tupi-Guarani enterrada em um sítio no povoado de Passagem Velha, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia.

Ao achar a urna, o agricultor procurou pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que confirmaram o valor histórico da peça.

"Primeiro sítio pré-histórico que a gente localiza, faz escavação em torno de uma urna funerária Tupi-Guarani, que é bastante interessante. Além de ser importante, ele [sítio] vai ser importante para as pesquisas e educação na região. É um material que vai ajudar a orientar escolas, alunos e comunidades para que preservem esses sítios", disse a arqueóloga Cristiana Santana.

Dentro do objeto foram encontrados ossos e pedaços de outros utensílios de cerâmica. Conforme apontam os pesquisadores, esta foi a primeira vez que um objeto desse tipo e valor arqueológico foi encontrado em Senhor do Bonfim.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi avisado e todo o material levado para a Uneb de Senhor do Bonfim. O objetivo é aprofundar os estudos dos objetos encontrados e transformar o local onde eles estavam em um sítio arqueológico.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário