Novo vídeo mostra que dois mísseis atingiram avião ucraniano no Irã

Imagens de câmera de segurança mostram que mísseis foram disparados com intervalo de 30 segundos. Todos os 176 ocupantes da aeronave morreram; governo iraniano assumiu que derrubou avião por acidente.

Foto: Divulga��o

Imagens de uma câmera de segurança mostram que o avião ucraniano derrubado por engano pelo Irã no dia 8 de janeiro foi atingido por dois mísseis, disparados com um intervalo de 30 segundos, a partir da mesma base militar.

O jornal "New York Times" afirma ter atestado a veracidade das imagens, que circulam em redes sociais e foram veiculados por outros meios de imprensa, como a rede de TV Al Arabiya.


Todos os 176 ocupantes do avião morreram. No sábado, após dias afirmando que a queda havia sido acidental, as autoridades iranianas assumiram que seus militares derrubaram sem intenção o voo 752 da Ukranian Airlines, que ia de Teerã para Kiev.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, chamou o desastre de "erro imperdoável".

Militares informaram que o avião voava perto de um local sensível e foi derrubado devido a um erro humano. O comunicado lido na TV estatal diz que as partes ​​responsáveis serão punidas.

Amir Ali Hajizadeh, o comandante das forças aeroespaciais, afirmou que a Guarda Revolucionária aceita a responsabilidade plena pelo incidente.

A Guarda Revolucionaria explicou que o operador do sistema de defesa confundiu o avião com um míssil de cruzeiro.

Hajizadeh afirmou em uma declaração televisionada que o operador teve 10 segundos para decidir se iria disparar ou não, mas que ele tentou contatar seus superiores para obter a aprovação para efetuar o disparo, porém o sistema de comunicação falhou e ele tomou "uma má decisão".

A Guarda Revolucionária havia pedido para que aviões comerciais não voassem, mas o pedido não foi cumprido, de acordo com ele. Hajizadeh relatou que na própria quarta (8) ele já tinha conhecimento de como se deu a derrubada.

Um primeiro vídeo, com cerca de 20 segundos, mostra imagens de um objeto luminoso que sobe rapidamente para o céu e toca o que parece ser um avião.

O vídeo foi publicado por vários meios de comunicação, como o jornal "The New York Times". Segundo a agência Reuters, a pessoa que publicou o vídeo na internet foi presa.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que o Canadá tinha "informações de várias fontes" indicando que "o avião foi abatido por um míssil iraniano", acrescentando que "não foi intencional".

Antes, o presidente americano Donald Trump falou "suspeitas" sobre a queda do avião ucraniano. "Estava voando em uma área bastante difícil e alguém poderia ter se enganado".

Além disso, Canadá, Reino Unido e EUA diziam que o avião, um Boeing 737, foi abatido por um míssil iraniano, provavelmente por engano, e vários vídeos que apontam para esta tese foram postados nas redes sociais.

Ainda assim, o Irã passou dois dias negando a hipótese do míssil, até admitir o erro no dia 11.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário