Sistema de notificação de doenças de animais começa hoje

Produtores rurais vão poder acompanhar, pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, assim como as recomendações de medidas a adotar em casos de emergência

Foto : Arquivo/ Ag�ncia Brasil

O novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) começa a funcionar hoje (1º), de acordo com a Agência Brasil.

Anunciada em 6 de dezembro, a ferramenta foi lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com a medida, os produtores rurais vão poder acompanhar, pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, assim como as recomendações de medidas a adotar em casos de emergência veterinária ou situações suspeitas.

O sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária, no âmbito federal, estadual e da iniciativa privada. De maneira inicial, serão feitas notificações apenas de animais de produção (a exemplo de bovinos, suínos e aves), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos).  No futuro, animais aquáticos ainda podem ser incluídos.

As notificações das suspeitas serão feitas pela internet, por meio de um link na página do Mapa. Também será possível registrar as ocorrências nos sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária (Oesas). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.

Conforme o ministério, além de colocar fim aos formulários de papel, o novo sistema permitirá a realização de estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do país.


Informações Metro1

Compartilhe

Deixe seu comentário