Governo suspende nomeações dos presidentes da Fundação Palmares e IPHAN

Governo suspendeu nomeação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares e tornou sem efeito nomeação de Luciana Rocha Feres no IPHAN.

Foto: TV Globo / Reprodu��o

O governo suspendeu a nomeação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares – órgão de promoção da cultura afro-brasileira – e tornou sem efeito a nomeação da arquiteta Luciana Rocha Feres para a presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União. A nomeação estava suspensa desde o último dia 4, por determinação da Justiça Federal do Ceará. O governo havia recorrido.

A nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo no lugar de Vanderlei Lourenço para a presidência da Fundação Palmares, que integra a estrutura da Secretaria Especial da Cultura, o antigo Ministério da Cultura, causou uma onda de manifestações. O motivo é uma série de publicações, nas redes sociais, em que o jornalista relativiza temas como a escravidão e o racismo no Brasil.

Numa publicação antes de ser nomeado para o cargo, o jornalista classificou o racismo no Brasil como "nutella". "Racismo real existe nos Estados Unidos. A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda", afirmou.

Sobre o Dia da Consciência Negra, Sérgio Camargo afirmou que o "feriado precisa ser abolido nacionalmente por decreto presidencial". Ele disse que a data "causa incalculáveis perdas à economia do país, em nome de um falso herói dos negros (Zumbi dos Palmares, que escravizava negros) e de uma agenda política que alimenta o revanchismo histórico e doutrina o negro no vitimismo".

No dia 3 de novembro, Sérgio publicou uma mensagem numa rede social na qual disse que "sente vergonha e asco da negrada militante. Às vezes, pena. Se acham revolucionários, mas não passam de escravos da esquerda", escreveu.

O presidente Jair Bolsonaro disse, logo após a nomeação de Sérgio, que não conhecia o novo presidente da Fundação Palmares pessoalmente.

O irmão de Sérgio, Wadico Camargo, usou a internet para opinar sobre as publicações do jornalista então nomeado. Camargo disse que tem vergonha "de ser irmão desse 'capitão do mato', Sérgio Nascimento Camargo, hoje nomeado presidente da Fundação Palmares" - na época da escravidão, "capitão do mato" era o negro que capturava escravos fugitivos.


Informações G1

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário