Campanha dezembro vermelho inicia com testagem rápida de diagnóstico do HIV

Enfermeira ressalta que durante todo o mês, haverá parceria com unidades de saúde, presídios, para sensibilizar toda a comunidade para prestar o trabalho de testagem e prevenção.

Foto: Divulga��o

A campanha dezembro vermelho, voltada para prevenção e diagnóstico do HIV e Aids, já começou em Feira de Santana.

Segundo a enfermeira referência técnica em DST, HIV e Aids, Vanessa Sampaio, a campanha iniciou com testagem rápida diagnóstico.  

“Durante a semana vamos estar ofertando teste rápido para todas as pessoas que procurarem o serviço. O teste é rápido, sigiloso, fica pronto em vinte minutos, não precisa de solicitação médica, basta um documento com foto”, afirma.

A enfermeira ressalta ainda que durante todo o mês, haverá parceria com unidades de saúde, presídios, para sensibilizar toda a comunidade para prestar o trabalho de testagem e prevenção.

De janeiro a outubro deste ano, o Centro de Referência Municipal IST/HIV/Aids, registrou 254 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV. No primeiro semestre , foram registrados 160 casos, sendo que no mesmo período do ano anterior, 189 foram diagnosticados.

“Isso também quer dizer que o município vem ampliando muito o diagnóstico. Atualmente, cerca de 135 mil pessoas vivem com o vírus do HIV e não sabem. A gente vem conseguindo captar as pessoas que já viviam com o vírus e não sabiam”, ressalta.

Após o diagnóstico, o paciente passa por um processo de tratamento com uma equipe multidisciplinar.

“A gente conta com profissionais especializados, uma equipe para que o paciente seja acolhido. Temos uma unidade onde todo mês o paciente pega a sua medicação, onde trabalhamos com o intuito de adesão, o que é muito importante após o resultado positivo”, conta.

 

Informações do repórter Joaquim Neto 

Compartilhe

Deixe seu comentário