Após votação acirrada, Corte Eleitoral do Uruguai adia anúncio do novo presidente

Com 100% das urnas apuradas, candidato da oposição Luis Lacalle Pou aparece com vantagem muito apertada sobre o governista Daniel Martínez.

Foto: Andres Cuenca Olaondo/Reuters

O próximo presidente do Uruguai será conhecido apenas entre quinta ou sexta-feira, informou a Corte Eleitoral. Com 100% das urnas apuradas à 1h27 deste domingo (24), o candidato de oposição Luis Lacalle Pou aparece com 48,7% dos votos válidos contra 47,5% do governista Daniel Martínez.

O jornal "El Observador" afirma que Lacalle Pou será o presidente depois de uma noite de resultados apertados, mas lembra que Martinez não reconheceu a derrota, e o próprio Lacalle preferiu esperar os números finais dos chamados "votos observados".

Esses votos são de pessoas que votaram fora de suas zonas eleitorais, de idosos e de eleitores com necessidades especiais, e que dependem de checagem especial. É uma etapa mais longa da apuração, porque uma série de dados dos votantes são conferidos.

Apoiadores de Luis Lacalle Pou aguardam resultado das eleições do Uruguai neste domingo (24) — Foto: Mariana Greif/ReutersApoiadores de Luis Lacalle Pou aguardam resultado das eleições do Uruguai neste domingo (24) — Foto: Mariana Greif/Reuters
Apoiadores de Luis Lacalle Pou aguardam resultado das eleições do Uruguai neste domingo (24) — Foto: Mariana Greif/Reuters

Até o dia do segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, as pesquisas indicavam vitória confortável de Lacalle Pou, do Partido Nacional, de oposição. Porém, as projeções de boca de urna divulgadas logo após o término da votação já indicavam que o resultado seria parelho — com vantagem apertada para o candidato liberal-conservador.

Martínez venceu o primeiro turno das eleições no Uruguai. No entanto, os candidatos derrotados que obtiveram votação relevante anunciaram apoio a Lacalle Pou, o que indicava a interrupção de um ciclo de 15 anos de governo da Frente Ampla, coalizão de esquerda do atual presidente, Tabaré Vazquez.

Até as 23h deste domingo, nem Lacalle Pou nem Martínez declararam vitória — ambos preferem aguardar o resultado da Corte Eleitoral. Segundo o jornal "El País", militantes dos dois candidatos repetem a frase: "É preciso esperar".

Por que o grupo de Mujica corre o risco de perder a eleição?
O clima também é tenso entre militantes de partidos que declararam apoio a Lacalle Pou. Na agremiação nacionalista Cabildo Aberto, diz o jornal uruguaio, um dirigente afirmou: "Temos que ganhar com um gol de Suárez no último momento", em referência ao jogador de futebol da seleção local.


Informações G1 

Compartilhe

Deixe seu comentário