Manchas de óleo voltam a aparecer em Nova Viçosa, Mucuri e Prado

Operações para a retirada das substâncias foram iniciadas pelas prefeituras das cidades.

Foto: Divulga��o

Novas manchas de óleo voltaram a aparecer, nesta quinta-feira (14), no extremo sul da Bahia. As substâncias foram encontradas nos municípios de Nova Viçosa, Mucuri e Prado.


No município de Prado, os fragmentos do óleo chegaram em grande quantidade na praia de Cumuruxatiba, na manhã desta quinta. Segundo a prefeitura, os funcionários já estão fazendo a coleta da substância.

Em Mucuri, perto da divisa com o Espírito Santo, também foi registrado a chegada de fragmentos da substância nesta manhã.

Já na cidade de Nova Viçosa, foram registrados pequenos fragmentos do óleo desde quarta-feira (13). Segundo a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, essa quantidade é maior do que já tinha chegado na praia antes.

O órgão informou ainda que o retorno das manchas pode ter sido ocasionado pela mudança de tempo, já que chuvas e fortes ventos do sul podem ter trazido a substância. A prefeitura informou que os funcionários já estão fazendo a limpeza na praia.

Na quarta-feira (13), novas manchas de óleo já haviam chegado na Praia da Enseada, no distrito de Garapuá, que fica na cidade de Cairu, baixo sul da Bahia. A praia, que é um dos destinos turísticos da região, foi limpa por equipes da prefeitura e de voluntários. Nesta quinta-feira, a prefeitura divulgou que cerca de uma tonelada foi retirada.

No dia anterior, terça-feira (12), novos fragmentos de óleo também voltaram a aparecer em Belmonte, no sul da Bahia. Foram recolhidos cerca de 18 kg da substância na praia do Mar Moreno.

Em Maraú, também no baixo sul da Bahia, já foram recolhidas mais de 50 toneladas de óleo do galpão onde estava sendo armazenado. Foram usados cerca de quatro caminhões no processo de coleta.

A substância começou a aparecer na Bahia no começo de outubro. Ao menos 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos já foram atingidos. O Governo do Estado decretou situação de emergência.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário