Após 21 anos, Feira de Santana volta a registrar caso de saramp

A pessoa infectada trata-se de um homem de 42 anos que não estava vacinado contra a doença.

Foto: Divulgação

Após 21 anos, a cidade de Feira de Santana volta a registrar caso de sarampo. A supervisora técnica da vigilância epidemiológica do município, Neuza Santos dá detalhes deste caso.

“No início do mês de outubro, por volta do dia 08, o paciente deu entrada em uma unidade de saúde do município, no primeiro momento não foi notificado porque ele não tinha um quadro clássico característico da doença, após a segunda entrada ele foi notificado com sintomas compatíveis a doença”, conta.

Segundo ela, a partir desta data a vigilância tomou conhecimento e a equipe de resposta rápida iniciou as ações de prevenção e controle.

“Fizemos todo o bloqueio das pessoas, o levantamento e busca ativa nas localidades em que ele passou. Acionamos o estado já que ele viajou para outro município e voltou com os sintomas. Isolamos o paciente e fizemos todas as coletas”, disse..

Até o momento, 42 casos já foram notificados pela Secretária de Saúde, 22 foram descartados, 19 estão em investigação.

“Nós trabalhamos também com a vigilância integrada dos agravos com quem tem sintomas característicos, lembrando que uma pessoa contaminada pode contaminar até outras vinte e o vírus fica ativo até 2h após a saída do ambiente”, ressalta.

 Ainda de acordo com a supervisora, a pessoa infectada trata-se de um homem de 42 anos que não estava vacinado contra a doença. No próximo dia 18 deste mês, acontece mais uma etapa de vacinação, agora para a faixa etária de 20 a 29 anos. 


Informações do repórter Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário